Huambo - O Presidente da República, João Lourenço, está no Centro Cultural Manuel Rui Monteiro (CCMRM), onde assiste ao ponto mais alto das celebrações do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.
No CCMRM, estão também presentes o governador da província, Pereira Alfredo, o ministro da Cultura, Felipe Zau, entre outros membros do Executivo.
Na cidade do Huambo, onde vai permanecer até quinta-feira (9), o Presidente João Lourenço vai testemunhar no Centro Cultural “Manuel Rui” um espectáculo músico-cultual que contará com a exibição de vários artistas nacionais, entrega de diplomas e certificados a individualidades ligadas à promoção da cultura nacional.
As intervenções do governador Pereira Alfredo e do ministro Felipe Zau serão também um dos pontos de referência do acto, em que será feita ainda a apresentação do Projecto “Mais Arte - Simbioses de Guitarras”.
Uma demonstração ecléctica de disciplinas culturais, desde instrumentos musicais a performances vocais de artistas prestigiados, assim como actuação de humoristas, fazem parte da noite cultural, no quadro da efeméride.
Este ano, as comemorações do Dia da Cultural Nacional estão enquadradas no contexto dos 50 anos da Independência Nacional, que se assinala a 11 de Novembro próximo.
Em Angola, o 8 de Janeiro é dedicado à valorização, promoção e preservação da rica diversidade cultural do país, instituída como uma forma de destacar a importância da cultura na identidade e desenvolvimento nacional.
A data remonta ao período pós-Independência, em que se buscava consolidar os valores culturais angolanos. AFL/ALH