Paris (Dos enviados especiais) - O Presidente João Lourenço chegou ao fim da tarde desta quarta-feira à capital francesa, Paris, para uma visita de Estado de 48 horas consagrada ao estreitamento dos laços de cooperação entre Angola e França.
João Lourenço desembarcou no Aeroporto de Orly, em Paris, onde foi recebido pelo ministro francês das Forças Armadas, Sébastien Lécornu, e pelo ministro das Relacões Exteriores, Téte António, bem como pela embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata.
O programa de visita do Chefe de Estado angolano, acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dia Lourenço, começa quinta-feira, de manhã, com a chegada da delegação presidencial ao Palácio Nacional dos Inválidos, um dos monumentos mais importantes de Paris onde se situa a sepultura de Napoleão Bonaparte.
Pouco depois, João Lourenço e sua caravana seguirão para Palácio Presidencial do Eliseu, para se encontrar com o seu homólogo França, Emmanuel Macron, antes da abertura das conversações oficiais entre as delegações dos dois países.
Segundo a Presidência francesa, a visita insere-se no desejo recíproco de fortalecer os laços políticos, culturais e económicos entre França e Angola.
Durante o seu encontro, os dois líderes irão discutir, além das questões bilaterais, vários assuntos regionais e internacionais, importantes, porquanto o Presidente Lourenço se prepara para assumir, dentro de algumas semanas, a presidência da União Africana (UA), sediada em Adis Abeba, capital da Etiópia. IZ/VIC