Lusaka (Dos enviados especiais) – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, manteve um encontro, este sábado, em Lusaka, com o seu homólogo da Zâmbia, Hakainde Hichilema, anfitrião da cimeira extraordinária da dupla Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A reunião entre os dois estadistas ocorreu antes da abertura da cimeira e no final não houve declarações à imprensa.
João Lourenço encontra-se, desde sexta-feira, na capital zambiana para participar no encontro de alto nível da organização regional, a decorrer hoje, na qualidade de presidente em exercício da SADC.
A cimeira vai abordar, entre outras questões, a situação de segurança reinante no leste da República Democrática do Congo (RDC) e na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
As duas regiões registam, há algum tempo, conflitos armados protagonizados por forças subversivas, causando, além da destruição, o aumento do número de deslocados internos e externos, bem como de mortes, o que levou a organização regional a destacar missões nestes países para apoiar os respectivos governos para o restabelecimento da paz, segurança e da estabilidade.
A reunião vai igualmente passar em revista a saúde financeira das missões da SADC e analisar a informação actualizada sobre a mobilização de recursos de apoio à missão na RDC (SAMIDRC) junto dos Parceiros de Cooperação Internacional.
A cimeira extraordinária de Lusaka será presidida pelo chefe de Estado da Zâmbia, Hakainde Hichilema, na qualidade de presidente em exercício do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC. VC/ADR