Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Chefe de Estado angolano preside à Cimeira da OEACP

     Política              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 15h04
Presidente da República, João Lourenço
Presidente da República, João Lourenço
DR

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, presidiu esta quinta-feira, a partir de Luanda, em sistema virtual, a uma Cimeira da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), organismo que congrega 79 países, dos quais 48 de África 16 do Caribe e 15 do Pacífico.

Angola assumiu a presidência da organização, em Dezembro de 2022, durante a 10ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do órgão realizada, em Luanda. 

O diplomata angolano George Rebelo Pinto Chikoti é actualmente o secretário-geral da OEACP, desde 2019.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, que também participou no encontro em videoconferência, a  Cimeira teve como objectivo analisar questões sobre a eleição do novo secretário-geral da organização e de um campeão para a mobilização de recursos financeiros da instituição, tendo em conta a situação crítica em que se encontra neste momento. 

Sobre a rotatividade do secretário-geral do órgão, o ministro indicou que o Conselho de Ministros da OEACP vai voltar a reunir-se para buscar consensos na escolha do novo responsável.

Quanto à situação financeira da organização, assunto que já tinha sido abordado na reunião extraordinária passada, o titular das Relações Exteriores avançou que foi feita uma recomendação no sentido dos países membros fazerem esforços no cumprimento rigoroso das respectivas contribuições. 

A Organização dos Estados da África, Caribe e Pacífico, anteriormente conhecida como Grupo ACP, foi criada pelo Acordo de Georgetown, em 1975, com o objectivo principal de coordenar a cooperação com a União Europeia (UE), especialmente em questões de desenvolvimento económico, comércio e políticas de ajuda.

Os seus principais objectivos são a promoção do desenvolvimento sustentável e a integração dos seus membros na economia global, reforço da cooperação económica, política e cultural entre os países membros. 

A  negociação e implementação de acordos de parceria económica com a União Europeia, como o Acordo de Cotonou (2000) e o mais recente Acordo de Samoa (2023), bem como a promoção da paz e segurança, especialmente em regiões vulneráveis, fazem igualmente parte dos objectivos da instituição.

Os países da OEACP tradicionalmente mantêm uma relação especial com a UE por meio de acordos de cooperação económica, concessões comerciais e programas de ajuda ao desenvolvimento.

O Acordo de Cotonou, assinado em 2000, foi um dos principais marcos dessa parceria, e actualmente foi substituído pelo Acordo de Samoa, assinado em 2023.

A OEACP tem sede em Bruxelas, Bélgica. AFL/SC

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Empresários exortados a concorrer ao prémio MPMEs

 Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 16h47

BM mobiliza investimento para agro-negócio em Angola

 Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 16h38

Município da Samba planta 10 mil árvores

 Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 16h26

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+