Adis Abeba (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, chegou esta sexta-feira à tarde, a Adis Abeba, Etiópia, para participar na 37.ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), de 17 a 18 de Fevereiro corrente.
Na capital etíope, o chefe de Estado vai também marcar presença numa cimeira extraordinária sobre o relançamento do processo de paz no leste da República Democrática do Congo (RDC).
A reunião sobre a RDC tem lugar esta sexta-feira, por iniciativa de João Lourenço, na sua qualidade de presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e medianeiro da União Africana no conflito entre a RDC e o Rwanda.
Vai contar com a participação de nove Chefes de Estado de 10 países, incluindo Angola, RDC, Rwanda, África do Sul e Quénia aos quais se vão juntar como convidados o Uganda e representantes da Comissão da União Africana.
A iniciativa enquadra-se nas recomendações da última reunião das chefias militares do Mecanismo Quadripartido sobre o Processo de Paz no Leste da RDC, realizada, em Outubro de 2023, também em Adis Abeba.
Enquanto isso, a 37.a Cimeira da UA deste fim-de-semana realiza-se sob o lema “Formar os Africanos para o Século XXI: Criação de sistemas de ensino resilientes para aumentar o acesso à aprendizagem inclusiva, ao longo da vida, de qualidade e relevante em África”.
Entre os pontos da agenda figura a situação do Parlamento Panafricano (PAP), que atravessa uma crise de liderança e funcionamento desde a interrupção, em Agosto de 2023, do mandato do Zimbabwe na presidência do órgão.
Espera-se que os chefes de Estado alterem as normas que regem o seu funcionamento para permitir a indicação de um novo presidente ou reconduzir o deputado zimbabweano cujo mandato foi interrompido em virtude da dissolução do Parlamento no quadro das últimas eleições gerais. IZ/ADR