Chicala-Cholohanga - O chefe da Direcção de Instrução e Ensino (DIE) do Comando do Exército, tenente-general Simão Carlitos Wala, recomendou, este sábado, maior eficiência na elevação da consciência patriótica da tropa, para perpetuar os valores sublimes como a fé na missão e bravura.
Ao discursar no encerramento da Escola Preparatória de Quadros, o oficial general disse ser necessário que as Forças Armadas Angolana (FAA) continuem a ser dotadas de militares patrióticos e determinados para suportar, corajosamente, os perigos inerentes a guerra e alcançar vitórias, ainda, que seja com o sacrifício da própria vida.
Lembrou ser esta a característica fundamental que distingue o militar do cidadão comum.
Segundo o tenente-general Simão Carlitos Wala, para que as FAA alcance com precisão, objectividade e protagonizar os seus desideratos, no âmbito dos actuais desafios mundiais, torna-se necessário introduzir uma dinâmica e inovação no processo de preparação de tropas e ensino, para cada hora, cada dia, semana, mês e ano seja uma marca diferente.
"Um exército é vitorioso se procurar vencer antes de combater e é vencido se tentar ir ao combate antes de triunfar (...). Isso significa que por mais meios bélicos que possua, a preparação do homem, do ponto de vista militar, psicológico moral é fundamental para melhor instruir", vincou.
Por isso, apelou à responsabilidade na condução dos recrutas, para que a formação militar seja capaz de torná-lo mais homem e não apenas como um bom técnico na arte da guerra, mas, sobretudo, em virtudes como a disciplina, a moral, a camaradagem, a solidariedade, o espírito de corpo e fé na missão.
Augura por uma entrega total, empenho e dedicação dos instrutores, comandantes e monitores, assim como todos os outros que, directa ou indirectamente, constituem "obreiros" desta missão formativa, tanto em aspectos técnicos, pedagógicos, didácticos, morais e deontológicos.
O evento, cujo encerramento contou com a presença do Comandante da Região Militar Centro, tenente-general Paulo Silva Xavier "Passix", decorreu de 11 a 21 do corrente mês, sob o lema “ Para elevação da qualidade de instrução básica, realizemos a escola preparatória de quadros”.
O mesmo teve lugar no Centro de Instrução de Tropas do Exército “Heróis de Kangamba”, no município da Chicala-Cholohanga, a 24 quilómetros a Leste do Posto Comando da Região Militar Centro. ALH