Luanda – O chanceler da Áustria, Karl Nehammer, realçou, esta terça-feira, em Luanda, o potencial para o desenvolvimento das relações com Angola, nos mais váriados domínios, apesar do pouco impulso dos últimos anos.
Falando em conferência de imprensa no Palácio Presidencial, após um encontro em privado com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, no quadro da visita de 48 horas ao país, o responsável do Governo austriaco destacou a importância de se colocar o continente no centro das suas atenções.
Por este facto, de acordo com Karl Nehammer, o Governo autriaco está a desenvolver uma estratégia para África, prestando maior atenção.
No entanto, em relação a Angola, disse que a questão importante consiste em saber “como desenvolver a cooperação e a que novas formas ou recursos se pode recorrer”.
Considerou importante que se discutam os temas, de modo a estabelecer uma cooperação económica de igual para igual, que, pessoalmente, gostaria que fosse melhor.
“Como mostraram as conversações que tivemos hoje, existem vários campos em que podemos cooperar, porque só podemos enfrentar os grandes desafios do futuro se fortalecermos a nossa coooperação”, disse.
Fez ainda menção ao facto de Angola ser também um parceiro importante quando se trata da estabilidade e segurança no continente. SC/ADR