Viana- Antonieta Cesaltina Fragoso Kulanda foi eleita nova presidente da Liga da Mulher Angolana (LIMA), com 372 votos a favor, durante o V Congresso da organização feminina da UNITA, anunciou esta segunda-feira, em Luanda, a comissão organizadora do conclave.
Antonieta Kulanda sucede a Helena Bonguela Abel, num processo eleitoral que contou com a participação de 678 eleitores activos.
O pleito foi marcado por uma renhida concorrência entre a vencedora, Antonieta Kulanda, e Etna Kapalalo, que perdeu no final com 306 votos.
No seu discurso de consagração, a nova presidente assumiu o compromisso de dinamizar e efectivar o processo de erradicação da pobreza através do empoderamento da mulher, o seu papel na reabilitação do património cultural angolano e a inclusão social.
O V Congresso da LIMA decorreu sob o lema " Proximidade, Empoderamento e Liderança Transformadora" e juntou 751 delegadas de todo o país e da diáspora.
Antonieta Cesaltina Fragoso Kulanda, de 49 anos de idade, é natural de Lubango, província da Huíla. É mestre em ciências de educação pelo ISCED da Huíla e licenciada em ensino de português e línguas nacionais pela Universidade Jean Piaget de Angola.AA/HDC/DC