Luanda – O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Egídio de Sousa Santos, ordenou, esta quarta-feira, aos efectivos da Marinha de Guerra Angolana (MGA) a actuarem com honestidade e sinceridade para que o novo comandante possa cumprir com êxito a missão recentemente incumbida.
Egídio de Sousa Santos transmitiu a ordem quando presidia a cerimónia de passagem de Comando na MGA, do comandante cessante João Cunha Júnior para o novo responsavel Jorge Manuel dos Santos.
Na sua curta alocução, o chefe do Estado-Maior General das FAA elogiou o novo comandante pela sua folha de serviço no desempenho das suas anteriores funções, com destaque para as acções combativas na cidade do Huambo, num passado recente.
Disse estar convencido de que a MGA vai ganhar a dinâmica necessária no cumprimento da sua missão de garantir a defesa das águas nacionais.
Deixou, ao comandante cessante, uma palavra de apreço pelo trabalho desenvolvido e pediu prontidão para os novos desafios que podem surgir a qualquer momento.
Por seu lado, o comandante da MGA, Jorge Manuel dos Santos, disse que doravante a instituição castrense vai pautar-se pela organização e disciplina, exortando o efectivo a cumprir com rigor as decisões emanadas superiormente.
Apontou a formação de quadros especialistas e a melhoria de infra-estruturas como outras das prioridades da MGA.
Até à sua nomeação, Jorge Manuel dos Santos, de 60 anos de idade, dirigia, desde 2006, o Instituto Superior de Ensino Militar, localizado em Viana, Luanda.
Empossado no dia 27 de Abril, pelo Chefe de Estado e Comandante-em-Chefe das FAA, João Lourenço, o novo líder da MGA formou-se na Academia Militar da Rússia e graduou-se em Ciências Políticas, tendo frequentado, durante cinco anos, o curso superior militar de “Inter Armas”.