Luanda - Os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) reúnem-se quarta-feira, em Brazzaville, República do Congo, para avaliar a situação económica, política e de segurança na sub-região.
Durante a XX Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo CEEAC está prevista a passagem da presidência em exercício da organização, do Congo para a República Democrática do Congo.
Para o evento, que acontece no Centro Internacional de Conferências de Kintéle, são esperados, em Brazzaville, chefes de Estado e de Governo de vários países membros da Comunidade.
Em nota, o Ministério angolano das Relações Exteriores refere que são esperados os Presidentes de Angola, João Lourenço, do Burundi, Evariste Ndayishimiye, dos Camarões, Paul Biya, do Gabão, Ali Bongo, e da Guiné Equatorial, Obiang Nguema e o Presidente do Conselho Militar do do Tchad, Mahamat Itno.
A lista dos estadistas inclui ainda Faustin-Touadéra, da República Centro Africana, Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo, Paul Kagame, do Rwanda, e Evaristo Carvalho, de São Tomé e Príncipe, ou seus representantes.
É uma organização sub-regional da África Central criada em Libreville (Gabão), em Dezembro de 1981. Tornou-se operacional em 1985, e tem como objectivo promover a cooperação e o desenvolvimento auto-sustentável, com particular ênfase na estabilidade económica e melhoria da qualidade de vida.
Com sede em Libreville, a comunidade é composta por 11 Estados membros, designadamente Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana,Tchad, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo e Rwanda.
A política da CEEAC inclui um plano de 12 anos para eliminar impostos de alfândegas entre os Estados membros e estabelecer uma pauta externa comum, bem como a consolidação da livre circulação de bens, serviços e pessoas.
O referido plano inclui, igualmente, melhorias na indústria, nos transportes e nas comunicações, a união dos bancos comerciais, além da criação de um fundo de desenvolvimento.