Saurimo – O presidente da Conferância Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, reiterou esta segunda-feira, em Saurimo, a disponibilidade de continuar a colaborar com o Executivo na resolução dos problemas que afectam a população.
O prelado, que falava durante a cerimónia em sua homenagem, organizada pela Associação Cristã de Gestores Dirigentes (ACGD), disse que a instituição está apostada no fomento do diálogo e na formação de consciências, para a obtenção de consensos no seio do Governo, políticos e dos cidadãos, rumo ao bem-estar colectivo.
Com efeito, apelou à consciência e maturidade dos angolanos no sentido de tudo fazerem para a sustentabilidade desse "bem muito valioso, que é a paz, pós ela foi conseguida com suor, lágrimas, sangue e sacrifício".
Lembrou que a melhor via para o desenvolvimento social é a estabilidade de uma sociedade, bastando essencialmente o diálogo franco e aberto entre os actores políticos e vice-versa.
Sublinhou a importância da dinamização da evangelização e edificação de famílias comprometidas com o bem-estar da sociedade, bem como no resgate dos valores morais e éticos.
Quanto as eleições, previstas para o ano de 2022, disse esperar que os políticos olhassem o país, a pátria que é o bem comum. "(…) É verdade que todos eles visam o poder, maas este é para servir bem as pessoas, então é preciso que os políticos olhem em primeiro lugar para o bem de todos angolanos".
“O egoísmo partidário deve diminuir para colocar toda a actividade em prol do bem da nação e da sociedade, fazendo conviver a inteligência, mérito e vontade para o bem comum, visto que é a força anímica que deve animar na unidade na diversidade”, enfatizou.
O acto de homenagem contou com a presença do governador da Lunda Sul, Daniel Neto, entidades religiosas e membros da sociedade civil.
Actualmente é o novo Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).