Chicala-Cholohanga – O segundo comandante da Região Militar Centro, brigadeiro Sapalo Baptista Tchimuenguele, afirmou, esta sexta-feira, no Huambo, que a carreira militar exige, acima de tudo, dedicação exclusiva à Pátria, disciplina e apresentação.
O responsável castrense falava no encerramento do 21º curso de Instrução Básica Militar, marcado com o juramento à Bandeira de 657 novos soldados, sendo 637 homens e 20 mulheres, decorrido no Centro de Instrução de Tropas do Exército “Heróis de Kangamba”, no município da Chicala-Cholohanga, província do Huambo.
Na ocasião, o brigadeiro Sapalo Baptista Tchimuenguele, que falava em representação do comandante do Exército, lembrou que os militares são responsáveis pela defesa nacional, protegendo o país contra as ameaças externas e internas, daí o facto de a sua vida se basear em pilares de disciplina e hierarquia, para além da dedicação exclusiva.
Explicou que a missão de um soldado das Forças Armadas Angolanas (FAA) consiste em contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento e o bem-estar social
Por isso, considerou necessário a preparação da força terrestre, para se manter em permanente estado de prontidão, pois o profissional de guerra constitui o garante do campo de batalha, planeia e conduz as operações e cumpre as missões e tarefas que vão decidir o combate.
Nesta vertente, realçou que a instrução básica militar ofereceu aos formados um adestramento direccionado, tendo como principal objectivo trazer valores como a honra, a disciplina militar e a hierarquia.
O comandante referiu que a eficiência, a eficácia e mesmo a sobrevivência das FAA decorrem de um fervoroso culto a estes valore, pois são pilares da disciplina militar como a estabilidade, a legalidade e a legitimidade, sobretudo, a honra, o sentimento de dever, devotamento, a solidariedade, a coragem, a camaradagem, a obediência e a pontualidade.
Acrescentou a temperança, a liberdade, a magnanimidade, a mansidão, a franqueza e a justiça como outros grandes valores éticos do militar.
O oficial general sublinhou que estas virtudes castrenses devem ser cultivadas ao efectivo a todo custo, pois, nos dias de hoje, o adestramento militar é altamente sofisticado, enfocando não apenas as habilidades técnicas, mas, também, as aptidões psicológicas e sociais dos solados.
O brigadeiro Sapalo Baptista Tchimuenguele referiu que o treinamento militar inclui, igualmente, a preparação para missões humanitárias e de paz, bem como o preparo para operações de segurança interna.
Por isso, disse ser importante o cumprimento da missão militar, por gerar novas habilidades que podem produzir novas fontes de orgulho profissional, sobretudo, a operação de manutenção de paz e a intervenção em catástrofes.
O acto contou com a presença do vice-governador da província do Huambo para os serviços Técnicos e Infra-estruturas, Helmano Francisco, para além de membros da Administração do município da Chicala-Cholohanga, autoridades tradicionais e famíliares.
O Centro de Instrução de Tropas do Exército “Heróis de Kangamba”, loocalizado a 24 quilómetros a Leste do Posto Comando da Região Militar Centro, no bairro Santo António, arredores da cidade do Huambo, iniciou o primeiro Cursos de Preparação Militar Geral em Janeiro de 1999, no município de Cahama, província do Cunene.
Em 2007, foi transferido para a Região Militar Centro (Benguela, Bíe, Cuanza-Sul e Huambo) concretamente na província do Huambo, como resultado da visão e estratégia do Comando Superior das FAA, com o acto de inauguração realizado a 14 de Dezembro de 2011. ALH