Luanda – A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, ressaltou, esta segunda-feira, em Luanda, a importância do rigor na execução orçamental e na prestação de contas.
Em declarações à ANGOP, após a aprovação do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2023, por 124 votos a favor e 86 contra, ressaltou ainda a importância da estabilidade para a Administração Pública e o sector privado, confiança, no futuro do país, e compromisso com o bem-fazer e com a palavra dada de ser mantida a trajectória de crescimento da economia que permita o progressivo aumento dos recursos para o sector social e dos rendimentos das famílias.
A presidente do Parlamento reforçou que “dois planos deverão estar presentes na execução do OGE de 2023 como respostas que o Povo Angolano espera dos seus representantes, sendo o primeiro, mais urgente, de protecção da economia perante o choque externo, promovendo a estabilidade e a equidade enquanto factores de confiança para cidadãos e empresas”.
Já em relação ao segundo, disse estar relacionado com “o reforço da aposta no investimento produtivo e na redução de desequilíbrios sociais, com reforço dos mecanismos de promoção da transparência na gestão orçamental”.
A líder parlamentar manifestou ainda o desejo de que este seja um orçamento “resiliente, relativamente aos factores de pressão que impendem sobre a nossa economia, mas também de confiança na melhoria da vida dos nossos cidadãos”.
Acrescentou que, “neste início de uma nova legislatura, estamos todos conscientes que não faltam desafios num cenário de incerteza geopolítica e financeira global, que, como ficou demonstrado nas diversas reuniões na especialidade, exigem uma abordagem prudente da política económica e orçamental”.
Agradeceu igualmente o trabalho de todos no processo orçamental. SC/ADR