Luanda - A Presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, foi eleita, esta terça-feira, em Genebra (Suíça), membro do Comité Preparatório da 6ª Conferência Mundial das Mulheres Presidentes de Parlamentos a acontecer entre Julho a Agosto de 2025.
A decisão saiu de uma reunião do Comité Executivo que aprovou as propostas dos grupos regionais da União Interparlamenter (UIP), que teve lugar em Genebra (Suíça), à margem da 148ª Assembleia Geral da organização.
O Comité é presidido pela presidente da UIP e igualmente líder do parlamento da Tanzânia, Tulia Acson.
Faz parte do Comité uma representante do Comité das Mulheres da UIP e uma representante do Fórum da Juventude.
A nível de África foram eleitos representantes Angola, Argélia, Côte D´Ivoire e Nigéria, que estão representados pelos presidentes dos seus Parlamentos.
A nível mundial é cada vez maior o número de mulheres a assumir a liderança dos parlamentos dos seus países.
Carolina Cerqueira é a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia Nacional de Angola, tendo sido eleita em Setembro de 2022.
A cimeira é um espaço de partilha de experiências entre mulheres líderes de todo o mundo e de análise aos avanços e desafios para o reforço da equidade, da participação e das oportunidades do género feminino a nível global.
A também denominada Women Political Leaders (WPL) é uma rede global de mulheres líderes políticas a nível internacional, incluindo o Parlamento Europeu, que conta, actualmente, com cerca de nove mil membros. VIC