Genebra - A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, defendeu, esta quinta-feira, em Genebra (Suíça), o reforço da acção dos parlamentos na governação local e global.
Carolina Cerqueira, que falava na primeira reunião preparatória da 6ª Conferência Mundial de Presidentes dos Parlamentos que decorre de 16 a 17 de Maio, sugeriu também maior dinâmica da defesa dos direitos humanos e fortalecimento do Estado de Direito e da segurança das pessoas face à vulnerabilidade a que ficam sujeitas em situações de crise e de desastres naturais.
Enfatizou que o multilateralismo, os princípios e valores em defesa da paz devem ser reforçados através da diplomacia , solidariedade e cooperação parlamentar.
Na sua óptica, deve ser, igualmente, reforçada a ligação entre os governos com a sociedade civil, a inclusão dos jovens nos parlamentos e no reconhecimento da contribuição das mulheres na tomada de decisões, sobretudo a nível político, tendo como base as resoluções da ONU e os procedimentos que devem ser implementados pelos Estados membros.
A líder do parlamento angolano, que centrou a sua intervenção na temática sobre o estado do mundo e o futuro do multilateralismo, reafirmou, ainda, o compromisso de Angola e das suas instituições com os valores e os princípios da democracia.
Garantiu a construção de instituições fortes e credíveis, como foi recomendado na 147ª Assembleia da União Inter-parlamentar (UIP), que teve lugar em Luanda de 23 a 27 de Outubro de 2023.
Carolina Cerqueira reiterou que a 6ª Conferência Mundial dos Presidentes dos Parlamentos, que se vai realizar em 2025, terá lugar num contexto de crise mundial e regional, que cada um dos países deverá enfrentar face aos desafios impostos pela crise de segurança alimentar, das alterações climáticas, igualdade do género, pela paz e a estabilidade internacional e regional.
A reunião preparatória vai reflectir sobre os actuais desafios da paz mundial, o desenvolvimento sustentável e a democracia.
Os parlamentares vão ainda analisar os resultados das conferências precedentes, com destaque para a evolução da cooperação interparlamentar ao longo dos anos e a prioridade das agendas dos parlamentos dos países membros face aos desafios geopolíticos mundiais e regionais.
A presidente da Assembleia Nacional foi eleita, conjuntamente com os seus homólogos da Côte D´Ivoire, da Tanzânia, Nigéria e da Argélia, membro do Comité Preparatório da 6ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos, em representação do grupo africano. A Zâmbia participa no evento como membro do Comité Executivo.
A decisão saiu de uma reunião do Comité Executivo realizada em Abril em Genebra, que aprovou as propostas dos grupos regionais da UIP, para eleger os 21 membros da Comissão Preparatória da referida conferência. ART