Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Carolina Cerqueira advoga equidade de género nos cargos de decisão

     Política              
  • Luanda • Quinta, 07 Novembro de 2024 | 09h41
Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira discursa no Fórum Parlamentar do G20
Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira discursa no Fórum Parlamentar do G20
DR

Luanda – A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse, quarta-feira, em Brasília, que a equidade de género é essencial para garantir igualdade de oportunidades, direitos e responsabilidades entre mulheres e homens.

Ao intervir no Fórum Parlamentar do G20, sobre o tema “Mulheres no Poder: Ampliando a Representatividade Feminina em Espaços Decisórios”, enfatizou que no continente africano, sobretudo nas zonas rurais, ainda existem barreiras ao exercício da cidadania das mulheres e das meninas por motivos de cultura e tradição.

Estes factos, prosseguiu, impedem o seu  acesso à educação escolar e à qualificação técnico-profissional, o que tem um profundo impacto negativo sobre as gerações futuras.

Na sua intervenção, apresentou propostas conducentes a ampliar a participação de mulheres em cargos de tomada de decisão, recordando que as mulheres devem continuar a usar a sua voz e inspirarem as meninas, jovens e adolescentes a seguirem os bons exemplos e a trilhar com firmeza o caminho dos seus próprios sonhos.

Perante Presidentes de Parlamentos de países membros do G20, Carolina Cerqueira partilhou também o caso de Angola, no domínio da equidade de género.

Além de lembrar que em Angola, mais de metade da população é constituída por mulheres, a presidente da Assembleia Nacional referiu que o país tem registado avanços significativos na ampliação da representatividade feminina em cargos de liderança, reforçando o compromisso com uma sociedade equilibrada e resiliente.

Citou, como exemplo, o seu próprio, por ser a primeira presidente do parlamento do seu país, o que representa "uma evolução significativa e inédita" na história do parlamentarismo angolano.

Disse também que o Parlamento angolano tem uma representatividade feminina de 39,5%, estando na 25ª posição no ranking de representação ao nível do fórum parlamentar mundial.

Segundo a líder parlamentar, Angola tem envidado esforços para elevar a participação da mulher em cargos de decisão, seja por meio da ratificação de instrumentos que promovem a igualdade de género e os direitos das mulheres e raparigas, seja pela definição de políticas e estratégias que visam garantir uma maior equidade de oportunidades e de representação entre homens e mulheres.

Informou que, no caso de Angola, a introdução de um orçamento sensível ao género representa um compromisso sólido com a inclusão de género nas finanças públicas, promovendo não só a transparência e a equidade, mas também uma alocação de recursos que responde às necessidades de todos os cidadãos.

Durante a sua alocução advogou também a aprovação de leis de paridade que introduzam quotas de género nos cargos de nomeação política e administrativa, tanto a nível local, quanto na liderança das grandes empresas estatais e em sectores estratégicos.

Sugeriu  igualmente o estabelecimento de mecanismos robustos de implementação, como as «regras zebra», que é uma sequência alternada que garante a presença equitativa de homens e mulheres nas listas partidárias, bem como a criação de programas de capacitação para que as candidatas mulheres.

A 10.ª Cimeira dos Presidentes dos Parlamentos do G20 decorre até sexta-feira sob o lema “Parlamentos por um mundo justo e um Planeta sustentável”,

O evento, que decorre no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, com a participação de cerca de 36 países, debate temas relacionados com o combate à fome, pobreza e desigualdade, a promoção do desenvolvimento sócio-ambiental e de uma transição ecológica justa e inclusiva, além da construção de uma governação global adaptada aos desafios do século XXI.

Os parlamentares deverão ainda reflectir e dialogar sobre como os parlamentos podem auxiliar na definição de políticas que garantam a segurança alimentar e nutricional da população.

No final dos trabalhos, deverá ser produzido, a partir de consenso entre os representantes parlamentares, um documento que será entregue à Cimeira de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 deste mês, no Rio de Janeiro.

Criado em 2010, o grupo dos parlamentos dos países mais ricos do mundo, chamado de P20, debaterá propostas que ajudem a contribuir com questões globais.

O P20 trabalha para orientar os governos a partir da cooperação interparlamentar e da troca de informações.

A 10ª Cimeira é um evento conjunto da Câmara e do Senado Brasileiro e tem a parceria da União Interparlamentar.

Com dois terços de toda a população do planeta, o G20 concentra 85% do produto interno bruto mundial e 75% do comércio internacional.

Angola está representada ao mais alto nível por uma delegação chefiada pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, integrada pelos deputados Vigílio Tyova, Aia-Eza Troso e Ariane Nhany.ART





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+