Huambo - A candidata à liderança da Associação da Mulher Angolana (AMA) braço feminino da FNLA, Teresa Gabriel, defendeu, este domingo, no Huambo, a necessidade de haver mais investimentos na agricultura, com foco no combate à pobreza.
A aspirante ao cargo de secretária-geral da AMA falava no acto de apresentação do seu manifesto ao eleitorado da província do Huambo, no quadro do I Congresso Ordinário da organização, a decorrer de 28 a 30 do corrente mês, em Luanda.
Na ocasião, disse que agricultura representa a chave principal para a redução da fome nas comunidades e, consequentemente, o factor determinante para a promoção da empregabilidade e do desenvolvimento social e económico.
Considerou fundamental o redimensionamento dos programas de alfabetização, para melhor empoderar as mulheres.
Teresa Gabriel prometeu, caso seja eleita, disseminar informações sobre a prevenção do cancro da mama nas comunidades, a fim de travar a proliferação desta doença no país.
Compromete-se, igualmente, a busca soluções sociais e económicas, assim como incentivar a melhoria do processo de ensino/aprendizagem e a implementação da agenda política da FNLA, para que se torne num partido forte em todas as províncias do país.
O conclave, o primeiro na história da organização feminina desde a sua fundação, em 1961, contará com 301 delegadas de todos o país.
Para além da militante Teresa Gabriel, que concorre para a sua própria sucessão, embora tenha sido anteriormente indicada pela direcção da FNLA, aspira à liderança da AMA a militante Maria Bulenvu. LT/ALH