Luanda - A aposta no fortalecimento da cooperação com Angola nos domínios económico, político e diplomático estão entre as metas do novo embaixador de Cabo Verde, Júlio de Morais, que nesta quarta-feira iniciou funções junto do Estado angolano.
“Vamos fazer mais. Temos ambições e vamos concentrar os esforços na conectividade de ambos os países nos sectores dos transportes aéreos e marítimos”, afirmou o diplomata cabo-verdiano em declarações à imprensa, após a cerimónia de entrega das Cartas Credenciais.
Júlio de Morais disse que a intenção é incrementar a cooperação e buscar novas oportunidades com base no diálogo político-diplomático abrangente a todos os níveis.
Nesta quarta-feira também entregou Cartas Credenciais ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço, o diplomata dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Salem Alshamsi, tendo defendido o estreitamento dos laços empresariais entre investidores dos dois países.
Quanto aos acordos já rubricados entre Angola e EAU, informou que o processo de implementação está em curso e destacou o entendimento no sector de defesa.
Já o embaixador turco, Ufuk Ekici, que também entregou as Cartas Credenciais hoje, lembrou que as relações políticas e económicas com Angola se intensificaram nos últimos três anos.
Ufuk Ekici manifestou a intenção da Turquia em intensificar a cooperação bilateral especialmente nos segmentos do comércio e investimentos.
“Vamos reforçar a contribuição das empresas turcas na economia angolana”, no quadro de vantagens mútuas, notou o diplomata.
Ainda hoje, em ocasiões diferentes, o Presidente João Lourenço recebeu Cartas Credenciais dos embaixadores do Uganda, Julius Katembeka, do Vietname, Duong Chue e do Senegal, Ndao Malik.
Alguns dados dos embaixadores
Julius Katembeka, do Uganda, possui 25 anos de experiência em diplomacia. É formado em relações internacionais, comunicação e administração.
De 2019 a 2020 foi encarregado de negócios na Embaixada do Uganda em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC).
O turco Ufuk Ekici foi representante do seu país no Cazaquistão em 2020.
Do Vietname, Duong Chue também está acreditado na RDC, Zâmbia, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
O cabo-verdiano Júlio de Morais conta com cerca de 37 anos de experiência nas áreas de relações internacionais, diplomacia, económica e financeira.
Em 2021 foi embaixador e representante permanente de Cabo Verde junto das Nações Unidas.
Ndao Malick, do Senegal, desempenhou a função de ministro conselheiro da Missão Permanente do seu país na União Africana.
Dos Emirados Árabes Unidos, Salem Alshamsi exerceu a função de cônsul em Boston, Estados Unidos da América. AFL/AL/ADR