Cabinda - O secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos Chincanha, afirmou esta quinta-feira, em Cabinda, que processo de recadastramento e prova de vida, restabeleceu a verdade sobre os verdadeiros patriotas que lutaram em prol da libertação do país.
Domingos Chincanha fez este ptonunciamento durante o encontro de esclarecimento sobre o evoluir do processo que excluiu todos que não reunem requisitos e que por uma ou outra razão, foram inseridos no sistema de pensão.
Explicou que o processo do recadastramento visou, entre vários objectivos. actualizar a base de dados e atribuição do cartão de identidade aos antigos combatentes e veteranos da pátria.
Garantiu que a organização da base de dados vai possibilitar ao Executivo aumentar nos próximos tempos a pensão dos assistidos.
“O processo de recadastramento e prova de vida iniciado em 2019, inseriu muitos pensionistas do sistema de financeiro, bem como retirou alguns que não reuniram requisitos, facto que criou agitação no meio dos assistidos”, esclareceu.
O cartão de identificação, disse, é um instrumento de integração social e facilitador de acesso aos serviços sociais e elevação de auto-estima dos beneficiários.
No âmbito de assistência e reinserção socioeconómico dos mesmos, o sector controla na província mil 560 assistidos dos quais 820 fizeram recadastramento e prova de vida, entretanto 647 deixaram de fazer por irregularidades nos processos individuais. ING/JFC/VIC