Cabinda – O ministro da Defesa Nacional Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, pediu quinta-feira na província de Cabinda, maior celeridade na execução das obras do futuro Hospital Militar Regional.
Em declarações aos órgãos de imprensa, durante a visita de algumas horas a província de Cabinda, o governante disse que a importante infra-estrutura, iniciada em Janeiro deste ano, registou atraso de ordem técnica que já está superado, prevendo-se a sua conclusão em 2025.
Garantiu que o Ministério da Defesa como dono da obra, vai continuar a pressionar a empresa responsável pela edificação da unidade sanitária a cumprir com o acordado.
O ministro disse estar seguro que a entrada em funcionamento, o novo hospital poderá contribuir na melhoria da assistência médica e medicamentosa aos efectivos dos órgãos de defesa e segurança e bem como a população de Cabinda.
Com execução física dos trabalhos está a 16,57% e a financeira em 14,48%, a futura instituição sanitária castrense está a ser erguida no bairro Cabassango, arredores da cidade de Cabinda, numa área total dde 10, 600 metros quadrados.
As obras a cargo da imprensa Mota-Engil envolvem actualmente 200 trabalhadores, prevendo-se o aumento de mais 300 postos nos próximos dias.
A infra-estrutura hospitalar que um andar, está orçada em 60 milhões de dólares norte americanos.
O Hospital Regional Norte comportará serviços de emergência, ambulatória, laboratório, reabilitação e terapias, serviços de hemodiálise, cuidados intensivos, imagiologia, cirúrgica e obstetrícia internamento diagnóstico funcional, endoscopia, entre outros serviços médicos. ING/JFC/VIC