Cabinda- O historiador José Daniel Pemo destacou hoje, sexta-feira, nesta cidade, as qualidades do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, pelo patriotismo e dedicação durante a Luta Armada de Libertação Nacional, que culminou com a independência nacional.
Durante a palestra com o tema “António Agostinho Neto, o patriotismo e a Nação”, José Pemo enalteceu a figura de Neto, sublinhado o reconhecimento, nacional e internacional, das suas qualidades, bem como a determinação com que liderou a guerrilha para a liberdade dos angolanos.
O historiador referiu também que Agostinho Neto, fundador da Nação Angolana, já pensava numa nova ordem económica, política e social para o país e defendia a luta contra todas as formas de descriminação e neocolonialismo no continente.
Referiu ainda que os actuais programas do Executivo têm inspiração no legado do fundador da nação, António Agostinho Neto, segundo o qual, "o mais importante é resolver os problemas do povo".
Sustentou que, com base neste legado, o Estado tem trabalhado para edificar um país cada vez melhor, desenvolvendo acções para a melhoria da qualidade de vida da população e, sobretudo, a preservação da paz e estabilidade política, no sentido de construir uma Nação rumo ao desenvolvimento económico e social.
José Pemo salientou ainda o facto de nome de Agostinho Neto se ter projectado além fronteiras, com o reconhecimento pelos seus feitos, quer no continente, como no mundo em geral, como resultado do seu desempenho nas Nações Unidas, no Movimento Pan-africanista e na contribuição que visou a liberdade dos povos da Namíbia, Zimbabwe e África do Sul.
Por seu turno, o vice-governador de Cabinda para Área Económica, Macário Romão Lembe, exortou a população a participar com entusiasmo e sentido patriótico nas atividades alusivas ao dia 17 de Setembro, contribuindo na consolidação da paz, reconciliação nacional, construção do país e no aprofundamento da democracia e do estado de direito.
O acto teve lugar na sala de reuniões da sede das secretarias e contou igualmente com membros do governo, sociedade civil, entre outros convidados.
No quadro do centinário, que se assinala a 17 de Setembro, uma coroa de flores será depositada, sábado, no Busto de Agostinho Neto, defronte a sede das secretarias provinciais.