Cabinda – O Comando Naval da Marinha de Guerra Angolana em Cabinda reafirmou, nesta sexta-feira, a prontidão do efectivo na protecção e defesa das fronteiras marítimas e fluviais na região, tendo em vista manter a integridade territorial do país.
Essa posição foi expressa pelo comandante Naval da Marinha de Guerra Angolana em Cabinda, Vaz Gonçalves, na abertura da Jornada do Mar, em saudação aos 47 anos da Marinha de Guerra Angolana (MGA), a celebrar-se segunda-feira (10).
Na ocasião, Vaz Gonçalves informou que no quadro desta estratégia as forças da MGA têm realizado missões de vigilância conjuntas com outros órgãos de defesa e segurança, incluindo a Capitania.
É com essa visão estratégica e económica, prosseguiu, que o Executivo angolano vem apostando numa Marinha de Guerra cada vez mais capaz de proteger os interesses dos angolanos no mar territorial.
Vaz Gonçalves, que também é contra-almirante fuzileiro, lembrou que o “mar é um espaço tradicional de circulação, um espaço de recursos biológicos, reservatório de energias e minerais e de lazer”.
Lamentou o facto de o mar ser vítima de poluição, daí a necessidade de garantir a sua segurança, sendo uma das missões da Marinha de Guerra Angolana.
Disse que é nesse quadro que o Comando Naval Cabinda da MGA tem transmitido informações úteis e trabalhado na sensibilização sobre Guia Prático do Marinheiro, junto dos diferentes autores do mar.
A jornada do mar, alusiva aos 47 anos da criação da MGA tem como objectivo fundamental partilhar conhecimentos sobre o mar e a preservação do ecossistema e promover a consciência marítima para o uso diversificado do pelas suas populações.
O vice-governador de Cabinda, para o sector Económico, Macário Lembe, encorajou os efectivos do Comando Naval Cabinda da Marinha de Guerra Angolana, o sentido de missão na protecção das fronteiras marítima e fluviais da província, contra imigração ilegal, contrabando e do narcotráfico.
A Marinha de Guerra Angolana tem a missão de proteger as águas marítimas e fluviais do território nacional e ouros objectivos estratégicos do país. PL/AL