Cabinda – O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, Altino dos Santos, avaliou segunda-feira, em Cabinda, o grau de cumprimento da preparação combativa das forças ao nível da Região Militar Cabinda (RM).
Durante a estada em Cabinda, o general de aviação manteve um encontro com o comandante da Região Militar Cabinda (RM), Tukikebi Tussen dos Santos, para inteirar-se dos níveis de prontidão das forças e da preparação combativa no âmbito do programa do Estado Maior General das FAA.
O tenente-general Tukikebi dos Santos referiu que a visita foi positiva, tendo em conta o cumprimento da preparação combativa das tropas, para a defesa da integridade territorial da província.
Referiu ainda que foi uma visita de constatação quanto ao estado de preparação combativa das forças em Cabinda, o estado organizacional, disciplina e prontidão, no âmbito do cumprimento das orientações do Comando Superior.
O CEMGFA manteve um breve encontro com o vice-governador de Cabinda para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, durante o qual abordou a actual situação politico militar, considerada estável em toda região.
Em Dezembro, último, o Comandante do Exercito Nacional das Forças Armadas Angolanas, João Serafim Kiteculo, na sua visita a Cabinda, exortou os efectivos do ramo ao aumento da prontidão perante os desafios do futuro.
Para o general João Kiteculo, a prontidão deve ser uma missão permanentemente, com vista a garantir a segurança nacional e das instituições.
Indicou que o ano de 2024, todos os esforços serão direccionados para o aumento da capacidade e prontidão do Exército, de modo a participarem condignamente na defesa militar da nação, em colaboração com os outros ramos como a Força Aérea Nacional e a Marinha de Guerra Nacional, na garantia da integridade territorial, da democracia, liberdade e segurança das populações e do património nacional.PL/VIC