Cabinda - Autoridades das repúblicas de Angola e do Congo reúnem-se a partir desta quarta-feira, na província angolana de Cabinda, para analisar questões ligadas à segurança na fronteira comum, incluindo a imigração ilegal e o contrabando de combustíveis.
Na reunião da Comissão Mista Angola/Congo, os representantes dos dois países vão analisar também questões político-militares e sobre a gestão de fronteiras, informa em comunicado o Ministério do Interior de Angola.
A decorrer até sábado, o encontro será antecedido, nos dois primeiros dias, pela reunião de peritos que vai avaliar o grau de implementação das recomendações saídas da última reunião ministerial que decorreu em Ponta-Negra (Congo), em de Maio de 2022.
Para a reunião de peritos foram criados diferentes subcomités. Ainda no quadro do encontro, especialistas dos dois países deverão realizar visitas de constatação à comuna de Massabi (Angola), na fronteira marítima, fluvial e terrestre.
Angola e da República do Congo reúnem regularmente a Comissão Mista bilateral para avaliar, entre outras questões, violações de fronteiras, imigração ilegal e tráfico ilegal de mercadorias. PL/AL