Luanda – O MPLA enalteceu esta quarta-feira, em Luanda, o papel do Presidente da República, João Lourenço, nas iniciativas diplomáticas pela pacificação do continente, com ênfase na região do Leste da República Democrática do Congo (RDC), e na luta contra o terrorismo e as mudanças inconstitucionais de Governos em África.
Numa mensagem alusiva ao 2º aniversário da institucionalização do Dia da Paz e Reconciliação em África, que hoje se assinala, o Bureau Político do MPLA destaca o comprometimento do Presidente João Lourenço no desenvolvimento sócio-económico e político-cultural da região.
“Em particular, para Angola, o 31 de Janeiro tem um significado especial, marcado pela designação do Presidente João Lourenço como Campeão para a Paz e Reconciliação em África”, lê-se na nota.
Neste sentido, reafirma o seu apoio ao Executivo angolano para fortalecer a cooperação com os países africanos, visando consensos sobre as grandes questões do continente, com ênfase na paz efectiva.
Considera que a data representa um compromisso colectivo pela paz e coesão social a níveis nacional, regional e continental.
“O Bureau Político do MPLA saúda esta ocasião, desejando tempos vindouros marcados por acções que promovam o desenvolvimento do "Continente Berço da Humanidade", rompendo com obstáculos existentes, acrescenta o documento.
O Dia da Paz e Reconciliação em África foi instituído na sequência da Declaração da 16ª Sessão Extraordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) sobre o Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em Maio de 2022, em Malabo, Guiné Equatorial.
CNA-Angola
Por outro lado, o Comité Nacional de Adjudicação (CNA-Angola) do Prémio SADC de Jornalismo 2024 saudou a data e ressalta o empenho do Chefe de Estado, João Lourenço, que há dois anos foi “honrosamente designado campeão para a paz e reconciliação em África ".
Na sua mensagem, considera que esse reconhecimento é um testemunho do compromisso do Presidente João Lourenço em promover a paz e a reconciliação, não apenas em Angola, mas em todo continente africano.
Como organização adstrita SADC, o CNA-Angola do Prémio SADC de Jornalismo 2024 aplaude e saúda o papel vital que o Presidente João Lourenço está a desempenhar na construção de pontes, na superação de desafios e na promoção da coesão entre as nações africanas.
Exorta aos jornalistas angolanos a continuarem a desempenhar o seu papel basilar de divulgação de informações que promovam a compreensão mútua, a tolerância e a paz, premissas para a construção de um futuro harmonioso e próspero para os povos africanos. MCN/VIC