Luanda - O Bureau Político (BP) do MPLA congratulou-se, esta terça-feira, com a "intensa actividade diplomática" do Presidente da República, João Lourenço, com pendor de mediação dos conflitos que assolam determinadas regiões do continente africano, com realce para o que opõe o Rwanda a República Democrática do Congo (RDC).
O Bureau Político, reunido na sala de sessões do Comité Central do MPLA, no Complexo do Futungo II, incentivou o Titular do Poder Executivo a persistir nesta senda de mediação, perspectivando a manutenção da estabilidade na região.
O órgão realizou a sua 3° reunião ordinária, sob orientação do Presidente João Lourenço, para apreciar, entre outros, o relatório analítico e preliminar do processo eleitoral", "plano geral de actividades para o ano de 2023 e a proposta de agenda de trabalhos para a próxima sessão do Comité Central".
Segundo o comunicado do encontro, distribuído à imprensa, o BP congratulou-se ainda com os resultados alcançados pelo Presidente João Lourenço, no quadro da visita de Estado que efectuou à República da Noruega, para o reforço das relações económicas com este país europeu.
A iniciativa revela a intenção de Angola aprofundar a transparência na gestão económica, no aumento do conhecimento científico e tecnológico, privilegiando as empresas nacionais que operam nos diferentes sectores, proporcionando novas áreas de formação para os jovens angolanos.
Augurou êxito na realização da próxima Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da OEACP- Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico pela obtenção da resiliência e sustentabilidade dos objectivos da sua criação.
No quadro do Dia do Educador em Angola, assinalado hoje (22 de Novembro), felicita a classe e incentiva a continuar a desempenhar com brilho e zelo a nobre missão de formar e educar positivamente as gerações com o nível de acuidade que garante o desenvolvimento do país.
Sobre o 66° aniversário da fundação do MPLA, a ser celebrado no dia 10 de Dezembro, o Bureau Político apela aos militantes, simpatizantes e amigos do partido e das organizações sociais, para participarem activamente nas actividades programadas para saudar a efeméride, enquadrada no espírito do centenário natalício do Presidente António Agostinho Neto.
Os membros do Bureau Político congratularam-se pela décima quinta vitória alcançada no Campeonato de África das Nações, pela Selecção Nacional Feminina de Andebol, felicitando-a por mais este resultado e fazendo votos que o trabalho em curso continue de forma sustentável.
O Bureau Político aprovou as propostas constantes da Agenda de trabalhos e debruçou-se também sobre várias questões da vida política, social e económico do país, ressaltando a apreciação positiva das festividades dos 47 anos da Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975.