Gaborone (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, informou esta sexta-feira, em Gaborone, que Angola vai receber do Botswana 80 mil elefantes para o repovoamento dos parques nacionais.
Segundo o Chefe de Estado, que falava no início das conversações oficiais entre delegações dos dois países, no quadro da visita de Estado que realiza àquele país, os animais serão alojados, especialmente, nos parques do leste de Angola.
O Presidente João Lourenço entende ser necessário trabalhar juntos na preparação dos corredores de transferência dos animais do norte do Botswana para os parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luina, ambos na província do Cuando Cubango.
“Com elefantes nos parques, acreditamos que a atracção de turistas estará garantida”, afirmou João Lourenço, lembrando que o Botswana tem um programa de conservação da natureza, no quadro da Área Transfronteiriça de Conservação do Kavango- Zambeze (ATFC-KAZA).
O projecto KAZA, designado Okavambo-Zambeze, está a ser implementado por cinco Estados, além de Angola, temos o Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe.
Referiu que Angola é um país signatário, mas não ratificou ainda o acordo. “Faremos isto em breve”, enfatizou.
O Presidente da República afirmou que o país vai começar a explorar os parques e reservas naturais que dispõe, particularmente nesta área da conservação do KAZA, nas províncias do Cuando Cubango, Moxico e Bié, onde estão os parques de reservas naturais do Luiana, Mavinga e da Cameia.
João Lourenço aproveitou a oportunidade para afirmar que a visita servirá para consolidar a cooperação nos domínios da economia, a troca de ponto de vista da situação política, de paz e segurança, não apenas na região da SADC, de uma forma geral do continente e do mundo.
O Chefe de Estado angolano agradeceu, entretanto, o apoio do Botswana na candidatura de Angola à presidência da União Africana para o ano 2025.
O Presidente João Lourenço realiza, desde quinta-feira (20), uma visita de Estado ao Botswana, com o fim previsto para sábado (22).
Os dois países têm como potenciais áreas de cooperação os sectores dos diamantes, da educação, saúde e meio ambiente.
Angola e o Botswana estabeleceram relações diplomáticas a 18 de Fevereiro de 1976.
Em Fevereiro de 2006, os dois países assinaram um Acordo Geral de Cooperação.
Na cooperação entre Angola e o Botswana é prioritário o sector dos diamantes, a par dos da educação, saúde e meio ambiente. FMA/AL/ADR