Luanda - Sob o signo “Traçar caminhos para renovar a esperança”, os militantes do Bloco Democrático (BD) dão início, esta sexta-feira, em Luanda, a IV (quarta) Convenção Nacional, para eleger a sua nova liderança.
A ocasião servirá igualmente para avaliação do trabalho da actual Presidência do BD, que é uma das formações políticas integrantes da Convergência Ampla de Salvação - Coligação Eleitoral (CASA-CE), sob comando de Justino Pinto de Andrade.
De acordo com fontes da organização, devido as imposições decorrentes da Covid-19, o evento contará apenas com a presença de 250 delegados provenientes das 18 províncias do país, sendo que os militantes na diáspora, África do Sul, Portugal, Estados Unidos da América, Dinamarca e Reino Unido vão exercer o seu direito de voto a partir desses países.
À sucessão de Justino Pinto de Andrade, que desta vez candidata-se a Secretário-geral do partido, concorrem Américo Valentim de Jesus Vaz, Filomeno Vieira Lopes e Luís do Nascimento.
Na ordem do dia estarão ainda em abordagem, entre outros assuntos, a questão da organização interna da força política, moções estratégicas para os próximos anos, bem como alterações aos estatutos.
Registado no Tribunal Constitucional desde 20 de Outubro de 2010, o Bloco Democrático tem as suas linhas programáticas baseadas na defesa da democracia e da justiça social, sendo o seu objectivo principal fazer de Angola uma potência económica de dimensão Atlântica para enriquecer o mundo.