Luanda - O líder da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, Dom Afonso Nunes, considerou hoje, domingo, em Catete, município de Icolo e Bengo, o Canal de Cafu como um dos feitos mais importantes do mandato do Presidente João Lourenço.
Dom Afonso Nunes teceu essas considerações quando falava aos fiéis tocoistas na peregrinação à Catete para celebrar o 87 aniversário do encontro do fundador da Igreja, Simão Gonçalves Toco com o Espírito Santo que decorreu sob o lema " A Teofania e a nossa vida actual".
Para o bispo tocoista, a construção do Canal de Cafu é um dos projectos que vai melhorar o bem-estar dos cidadãos, principalmente para mitigar a seca que assola o sul de Angola por quase um século.
Por outro lado, o líder tocoista recomendou aos angolanos para a protecção e manutenção da paz, feito que considerou como sendo um dos bens mais importante, especial e precioso para todos.
Segundo o religioso, a protecção da paz é possível sobretudo, baseado no respeito pelas instituições públicas e privadas, entre governantes e governados, bem como a disciplina e a união para o desenvolvimento do país.
O líder espiritual agradeceu administração local e ao Governo de Luanda pelo facto de ter homenageado Simão Gonçalves Toco com a atribuição do seu nome a rua onde está a Igreja Tocoista.
O responsável da Igreja Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo sugeriu ao Governo de Luanda que transforme Icolo e Bengo num local de turístico religioso, uma vez que a peregrinação tocoista atrai milhares de pessoas.
“ A estadia destas pessoas pode aumentar as receitas para o desenvolvimento local, devendo no entanto serem criadas as condições para acomodação, restauração, entre outros investimentos”, referiu.
Dom Afonso Nunes pediu que administração local tenha mais visão, pois Icolo e Bengo pode ser um destino turístico para gerar finanças, uma vez que viu nascer o fundador da Nação angolana, António Agostinho e, por conseguinte foi o local onde o fundador da igreja tocoista teve um encontro com Deus.
Recordou que desde o ano 2000, sob sua responsabilidade e liderança, a Igreja tocoista tem celebrado um culto de Acção de Graças no seu santuário, em Catete, para recordar o dia 17 de Abril de 1935, considerado o dia da Teofania para os fiéis da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo.
Testemunharam o evento, autoridades governamentais, tradicionais, de outras denominações religiosas, partidárias assim como outras individualidades.