Ondjiva - O bispo da Diocese Leste da Igreja Evangélica Luterana de Angola (IELA) encorajou esta quarta-feira o Presidente da República eleito nas eleições de 24 de Agosto, João Lourenço, a trabalhar para a preservação da paz e o crescimento sustentável do país.
Em declarações à ANGOP, em torno das expectativas sobre a formação do novo Governo, o bispo Tomás Ndawanapo defendeu também maior aposta no sector social, com foco na educação, saúde, ensino superior e nas vias rodoviárias.
Considerou fundamental mais incentivos à agricultura familiar, ao combate à pobreza e analfabetismo, bem como a criação de mais postos de trabalho para os jovens e o incremento do programa de fortalecimento do sistema de protecção das pessoas vulneráveis.
O prelado afirmou ainda ser necessário corrigir-se o que considerou “distorções da realidade moral, social e económica”.
O MPLA venceu as eleições gerais com 51,17 por cento dos votos, fruto de três milhões 209 mil 429 votos, seguido da UNITA com 43,95%, resultantes de dois milhões 756 mil 786 mil votos, segundo dados da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).
Com tais resultados, o MPLA conquistou 124 deputados na Assembleia Nacional e a UNITA 90, enquanto que a FNLA, o PRS e o PHA elegeram dois deputados cada.