Benguela – Dois mil e oitocentos e noventa e dois crimes diversos foram registados na província de Benguela, em 2024, menos 3.488 comparativamente ao ano anterior, soube hoje, segunda-feira, a ANGOP.
Essa informação foi avançada pelo delegado provincial do Ministério do Interior, Aristófanes dos Santos, durante o acto de formatura geral de lançamento das tropas para o asseguramento da quadra festiva.
De acordo com Aristófanes dos Santos, no período em referência foram esclarecidos 1.430 crimes e detidos 1.490 cidadãos implicados na prática dos referidos delitos.
Quanto à sinistralidade rodoviária, o responsável adiantou que foram registados 731 (- 353) acidentes de viação que resultaram em 206 (-43) mortos e 1.170 (-206) feridos graves e ligeiros.
Quanto ao serviço de protecção civil e bombeiros, o destaque recai para 19 incêndios, que causaram danos materiais avaliados em cento e cinquenta e seis milhões 826 mil e 837 kwanzas.
Aristófanes dos Santos considerou que os números em referência espelham claramente o empenho e dedicação para manter os níveis de sentimento de segurança a nível da província, com o incremento de acções de patrulhamento apeados, motorizados e autos, que visam desencorajar a prática criminal, sobretudo em zonas propensas.
O delegado garantiu que nesta quadra festiva e durante o ano de 2025, o MININT em Benguela vai continuar a garantir a manutenção da ordem e da segurança pública de todos os cidadaos, através da melhoria e da ampliação da rede policial em todos os municípios, comunas, bairros e sobretudo na periferia.
Reafirmou procurar aperfeiçoar e alargar as técnicas de proximidade, estreitando-se a relação de confiança entre as forças e serviços de segurança aos cidadãos, alicerçando cada vez mais o sentimento de segurança.
Aristófanes dos Santos aproveitou a oportunidade para apelar a todos os efefectivoque pautem a sua actuação pelo respeito dos direitos fundamentais da pessoa humana, previstos na Constituição e demais legislação, sob pena de manchar o bom nome das corporações.
Para o asseguramento da quadra festiva antes, durante e depois deste período festivo, foram mobilizados mais de cinco mil efectivos dos distintos órgãos da Delegação do Interior em Benguela.
A formatura geral ficou marcada com desfile das tropas em marcha cadenciada, bem como demonstrações de meios. CRB