Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Benguela acolhe Cimeira sobre Corredor do Lobito em Dezembro

     Política              
  • Luanda • Domingo, 24 Novembro de 2024 | 15h52
Presidente do comitê regional interministerial, Teté António
Presidente do comitê regional interministerial, Teté António
Manuel Zamba-ANGOP

Luanda – A cidade de Benguela acolhe em Dezembro uma Cimeira sobre o Corredor do Lobito, com a participação dos presidentes dos Estados Unidos da América, República Democrática do Congo (RDC), Zâmbia e Tanzânia.

O anúncio foi feito, este domingo (24) , em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, ao falar na abertura da 18ª Sessão Comité Interministerial da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Adiantou que, entre outros assuntos, o encontro vai acelerar a atracção dos investimentos necessários para este importante projecto regional, que poderá interligar o Oceano Atlântico ao Oceano Índico.

Para Téte António, a agenda da Organização Regional deve contemplar mais cooperação para o desenvolvimento económico e social da região em detrimento de uma agenda essencialmente para discutir conflitos.

Na ocasião, manifestou que Angola tem acompanhado com bastante preocupação a crise financeira que o Secretariado da CIRGL atravessa e que periga a sua sustentabilidade e existência.

Por isso, apelou ao engajamento dos Estados-Membros no cumprimento das suas contribuições financeiras, liquidando as suas dívidas o mais brevemente possível junto da Organização, para sanar a crise financeira em que se encontra e possa permitir ao Secretariado de levar a cabo o seu mandato.

Afirmou que só assim, a CIRGL vai responder melhor às expectativas dos Estados-Membros, bem como aos desafios actuais e futuros da sub-região, tal como a revisão do Pacto, uma necessidade urgente para materialização dos objectivos inerentes a Segurança, Estabilidade e Desenvolvimento na Região dos Grandes Lagos.

Referiu que com vista a capitalizar o papel preponderante da CIRGL nos processos de prevenção, gestão e resolução de conflitos, em alinhamento com os princípios da União Africana (UA), melhorar a sua capacidade de resposta às crises que possam surgir, o Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de Presidente em Exercício da CIRGL, solicitou recentemente, o reconhecimento e acreditação da Organização, como Mecanismo Regional da UA.

Realçou que o foco e a prioridade da presidência em exercício da CIRGL, nos últimos dois anos, têm sido, a busca de uma solução pacífica para os conflitos que prevalecem na região, em particular no Leste da República Democrática do Congo (RDC) e no Sudão.

Relativamente ao conflito no Leste da RDC, informou que o Presidente da República tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas que decorrem do mandato que lhe foi conferido pela 16ª Cimeira Extraordinária da UA, realizada em Maio de 2022, para facilitar o diálogo e a normalização das relações político - diplomáticas e de segurança entre a RDC e o Rwanda.

Adiantou que é nessa qualidade que se realizaram várias mini-cimeiras em 2022 que, entre outros, culminaram com a adopção do Roteiro da CIRGL sobre a Situação de Segurança no Leste da RDC e o Plano Conjunto para a Resolução da Crise de Segurança no mesmo território e a Normalização das Relações Político - Diplomáticas e de Cooperação entre a RDC e Ruanda.

Téte António enalteceu a excelente coordenação entre a CIRGL e a Comunidade da África Oriental (CAO), nestes esforços de pacificação e que permitiram em 2023, a observância de um cessar - fogo que vigorou durante cerca de nove (9) meses.

Por seu turno, o representante especial do presidente da Comissão Africana para Região dos Grandes Lagos, Sghir Said, garantiu que a sua organização vai reforçar a cooperação com a CIRGL, no sentido de continuarem a trabalhar para que a região possa desenvolver todo o seu potencial económico.

Referiu que o problema de segurança e crise humanitária no Leste da RDC, que já dura por algum tempo, precisa de uma solução urgente para permitir a implementação efectiva dos programas inseridos no Pacto da CIRGL sobre segurança, estabilidade e desenvolvimento da região.

Para o enviado especial do secretário-geral das Nações Unidos para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, urge a necessidade do cumprimento da implementação do Pacto da segurança, estabilidade e desenvolvimento da região, pelos vários órgãos que integram o Comité Regional Interministerial (CRIM).  

Salientou que a paz e o desenvolvimento, não podem ser efetivos, visto que evidente que a primazia das soluções políticas continua a ser a base da solução sustentável dos conflitos como motor da integração regional. LDN/ART





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+