Caxito - Um total de 24 municípios, contra seis actuais, poderão ser criados na província do Bengo, no âmbito da proposta de Lei sobre a Nova Divisão Política Administrativa.
De acordo com o projecto de diploma, o acréscimo de municipalidades tem origem em 23 comunas que poderão ser elevadas a categoria de municípios.
Esta informação vem expressa no comunicado final da sessão extraordinária do Conselho Provincial de Auscultação das Comunidades orientado pela governadora da província, Maria Antónia Nelumba, que teve por objectivo finalizar a discussão sobre a proposta de Lei da nova divisão política administrativa.
Os participantes aprovaram a proposta com algumas alterações na nomenclatura de certos municípios.
Nesta proposta, a principal novidade recai para a localidade do Panguila que devido a sua configuração geográfica e a densidade populacional também será elevada a município.
Assim, a província do Bengo poderá passar a contar com os municípios de Caxito, Quibaxi, Muxaluando, Ambriz, Pango Aluquém, Barra do Dande, Cancassala, Piri, Quicunzo, Cazuangongo, Quixico, Nambuangongo, Cage Mazumbo, Zala, Bela Vista, Mabubas, Quicabo, Úcua, Paredes, Coxe, Tabi e Panguila.
Segundo os participantes, a presente divisão poderá trazer para região mais desenvolvimento, emprego, serviços próximo das populações e infra-estruturas .
O Conselho Provincial de Auscultação das Comunidade é composto pelos membros do governo provincial, administradores municipais e comunais e representantes de várias franjas da sociedade civil.