Caxito – Trinta mil e 137 cidadãos beneficiaram de Bilhete de Identidade (BI) na província do Bengo, no quadro do programa de massificação que decorre desde Novembro de 2019.
A informação foi avançada hoje, terça-feira, à ANGOP, pelo delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, Ambrósio Casal, adiantando que durante a campanha 51.201 cidadãos beneficiaram de registo de nascimento.
De acordo com o responsável, que falava no âmbito do Dia do Identificador, que se assinala, na campanha estão envolvidos 200 oficiais de justiça, efectivos das FAA, voluntários e 18 brigadas constituídas a nível da província.
Segundo Ambrósio Casal, para o sucesso da empreitada foram abertos, em Dezembro de 2020, dois postos de identificação civil e criminal, bem como de registo de nascimento no Panguila e na centralidade do Capari, com capacidade para emissão de 50 bilhetes de identidade e 45 assentos de nascimento por dia.
"A implementação destes serviços nestas localidades aliviou as constantes enchentes nos postos de identificação de Caxito e do SIAC, visto que 90 por cento dos utentes eram provenientes destas áreas e da província de Luanda. Essa nova dinâmica implementada pelo sector da Justiça faz com que o Bengo seja a 8ª província mais produtiva nesta campanha", acrescentou.
Entretanto, fez saber que, dos seis municípios que constituem a província, o Nambuangongo é o mais preocupante devido ao estado das vias de acesso, que tem condicionado a deslocação dos oficiais de justiça e o transporte de meios técnicos.
O programa prevê registar 178 mil pessoas até ao final da campanha de massificação em 2022.
Pretende-se com a campanha levar os serviços da justiça junto dos cidadãos de forma gratuita, fazendo com que estes deixem de percorrer grandes distâncias para obter o assento de nascimento ou o bilhete de identidade.