Caxito - Um acordo de geminação entre as províncias do Bengo (Angola) e autónoma de Vojvodina (Sérvia) foi assinado hoje, terça-feira, em Caxito, para reforçar as relações de amizade e cooperação, bem como o desenvolvimento social, económico e cultural de ambas as partes.
O acordo é a sequência da Carta de Intenções rubricada entre as duas partes em Março de 2022, na cidade de Novi Sad, que visou formalizar o estabelecimento da cooperação em diversos domínios.
Após a assinatura do documento, pela governadora do Bengo, Maria Nelumba, e a presidente de Vojvodina, Maja Gojkovic, o passo subsequente será o estabelecimento de uma comissão para determinar o progresso da cooperação.
As duas partes tencionam cooperar nas áreas da agricultura, educação, turismo, ciência, economia, investimento e outras a serem determinadas.
Em declarações à imprensa, a presidente de Vojvodina disse que em Novembro deste ano serão realizadas duas feiras do turismo e da agricultura, onde esperam receber uma delegação da província do Bengo para apresentar as suas potencialidades à população da Sérvia.
Afirmou que há um grupo de empresários sérvios interessados em visitar Angola para ver as potencialidades para possíveis investimentos.
Por sua vez, a governadora Maria Nelumba disse esperar que empresários e instituições científicas de Vojvodina visitem o Bengo, para investirem na agricultura e em matérias de investigação, inovação tecnológica, descoberta e conservação de sementes e formação de quadros.
Apontou como principais vantagens a interacção entre investigadores, cientistas e estudantes, assim como empresários dos dois países na área da produção e transformação de produtos para que sirva ao consumo interno e exportação, aproveitando as valências da zona franca de desenvolvimento da Barra do Dande.
Em Angola desde segunda-feira, a delegação de Vojvodina reserva para quarta-feira visitas a várias instituições de ensino, fazendas e zonas industriais, estando o regresso à Sérvia marcado para quinta-feira.
As relações entre Angola e a Sérvia remontam desde a independência do país africano.
A Sérvia foi um dos primeiros países da Europa e o terceiro do mundo a reconhecer a independência de Angola, em 1975, tendo, na altura, comungado com o espírito dos Países Não- Alinhados.
Em 1978, os dois países estabeleceram relações político-diplomáticas e de cooperação, técnico-científicas e culturais que perduram até aos dias de hoje. PA