Saurimo - O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), José Domingos, apelou esta sexta-feira, em Saurimo, Lunda-Sul, a classe a ser deontologicamente exemplar na promoção e defesa da justiça, para a construção de uma sociedade justa e moralizada.
Discursando na abertura do Colóquio Inter-Regional sobre a Ética e Deontologia Profissional, dirigido aos advogados do corredor Leste do país, o bastonário disse que o respeito pela ética, deontologia e sigilo deve nortear a advocacia, que é uma profissão nobre e de prestígio.
"Temos problemas muito sérios de deontologia profissional, por isso estamos comprometidos em combater este mal através da nossa Comissão de Éctica", frisou.
Por outro lado, disse que a Ordem está preocupada com a corrupção na advocacia, um fenómeno que tem desprestigiado a profissão.
"A corrupção na advocacia preocupa-nos imenso, porque temos noção de que o fenómeno no aparelho do Estado é um duro golpe na gestão do país, e no poder judicial é um golpe a dobrar ", disse.
Afirmou que a OAA está a trabalhar no sentido de combater o fenómeno e outros, como a falta de sigilo profissional, o dever de urbanidade na relação com os tribunais, o respeito pelos outros operadores de justiça, entre outras questões.
Durante o colóquio, os participantes abordaram temas relacionados com a cultura ética e desafios de Angola, deontologia na advocacia e desafio ético no corredor Leste.
A OAA controla mais de 12 mil advogados em todo o país, entre estagiários e efectivos.MG/JW/HD