Soyo – O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, afirmou, segunda-feira, na cidade do Soyo, que a reinauguração da Base Naval local vai reforçar a segurança na costa marítima e fluvial da província.
O governador acredita que, com esta infra-estrutura, o combate aos crimes de contrabando de combustível, imigração e pesca ilegais, assim como a evasão fiscal e outros sairá reforçado na região.
A Base Naval da Região Norte da Marinha de Guerra Angolana (MGA) foi reinaugurada pelo Presidente da República, João Lourenço, após obras de ampliação e modernização.
O acto enquadrou-se nas celebrações do 47º aniversário da institucionalização da Marinha de Guerra Angolana (MGA), assinalado no mesmo dia.
Na ocasião, Adriano Mendes de Carvalho destacou os esforços do Executivo angolano de proporcionar maior consistência, dignidade, segurança e protecção aos objectivos estratégicos e económicos instalados na região norte do país.
Reconheceu, por outro lado, o engajamento das estruturas centrais do Estado no desenvolvimento da província do Zaire, tendo destacado a implementação de muitos projectos estruturantes nesta parcela do país nos mais variados domínios.
O Zaire detém uma costa marítima de 250 quilómetros, que tem sido violada por embarcações de pesca de grande porte de origem desconhecida, e fluvial de 190 quilómetros, esta última fronteiriça com a República Democrática do Congo (RDC).
A Base Naval Norte, erguida numa área total de 111 mil e 500 metros quadrados, conta com um canal de acesso e uma bacia de manobras. Destacam-se, também, o Cais de Acostagem, com 330 metros de extensão, bem como as três pontes Cais, com uma extensão total de 374 metros.
Integra ainda um passadiço flutuante de 115 metros para a atracagem de embarcações ligeiras, rampa de desembarque, entre outras áreas.
Os trabalhos terrestres também incluíram a antiga base militar onde funcionarão os serviços administrativos de apoio, espaços para actividades físicas, refeitório, sistemas de detenção de incêndios e energia eléctrica.
As obras de ampliação e modernização da infra-estrutura, iniciadas em Março de 2021, resultam de um investimento do Executivo angolano.
A Base Naval do Soyo é uma unidade de apoio à Região Naval Norte, que, além do Zaire, integra as províncias de Luanda, Bengo e Cabinda.
Munícipes defendem reforço no combate aos crimes transfronteiriços
Ouvidos pela ANGOP, a propósito da reinauguração da Base Naval da Região Norte da MGA, os munícipes do Soyo esperam por um combate cerrado contra os crimes que ocorrem na orla marítima e fluvial na região, esta última fronteiriça com a RDC.
O economista Sabino da Conceição reconheceu a importância da infra-estrutura ora reinaugurada para a segurança marítima e fluvial e pede maior controlo das águas territoriais.
O pastor Benjamin Bakala acredita que a modernização da Base Naval local vai contribuir na redução dos crimes transfronteiriços.
A autoridade tradicional Miguel André disse, por sua vez, que a Marinha de Guerra Angolana, na região, está agora mais reforçada para combater a imigração ilegal, pesca ilegal e o contrabando de combustível para a RDC.
A base naval do Soyo está encravada no leito do rio Zaire, que serve de fronteira entre este município do Zaire e a localidade de Mwanda, RDC. JFC/PMV/JL