Luanda - O Banco Mundial (BM) reiterou hoje, segunda-feira, a vontade de continuar a aprofundar a cooperação com Angola, com principal incidência no desenvolvimento sócio-económico dos angolanos.
A informação foi prestada pela vice-presidente do Banco Mundial para a África Oriental e Austral, Victoria Kwakwa, no final de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, com quem abordou nesta segunda-feira, em Luanda, questões sobre a parceria entre Angola e a instituição financeira.
“Falamos sobre o programa em curso de reformas no país e sobre o programa de ajuda a Angola para alavancar o seu capital humano no sentido de torná-lo num Estado com uma economia mais produtiva”, informou Victoria Kwakwa, economista e especialista em desenvolvimento com mais de 30 anos de experiência que dirige a actuação do BM em 26 países.
Disse que o encontro serviu também para falar do processo de diversificação da economia angolana, com principal foco na agricultura, para que Angola deixe a dependência económica do petróleo.
Na opinião de Victoria Kwakwa, Angola deve criar uma economia que seja mais forte e abrangente, com uma ligação ao sector privado mais dinâmico e vibrante.
Neste contexto, afirmou que cabe ao Executivo “a criação de um bom ambiente, que possa ajudar o sector privado a desempenhar o seu papel de criação de empregos, tendo como elemento chave a agricultura”.
Empréstimo
Ainda hoje, segunda-feira, o BM e o ministério angolano das Finanças rubricam um acordo avaliado em USD 300 milhões para o projecto de aceleração da diversificação económica e criação de emprego.
Relativamente ao empréstimo, Victoria Kwakwa afirmou que o valor visa, essencialmente, a diversificação económica para ajudar no progresso desse processo.
Explicou que o mesmo processo de diversificação tem o foco virado no corredor do Lobito, província de Benguela.
“Visamos apoiar as micro, pequenas e médias empresas, principalmente no sector agrícola, que possam contribuir para economia angolana”, sublinhou.
Quanto ao reembolso do empréstimo, a economista ghanense ao serviço do BM explicou que o mesmo será feito mediante as actividades que vão sendo programadas pelo Governo angolano.
Banco Mundial
O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que efectua empréstimos a países em desenvolvimento.
É o maior e mais conhecido banco de desenvolvimento no mundo, além de possuir o estatuto de observador no Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas e em outros fóruns internacionais, como o G-20 financeiro.
A sede do banco está situada em Washington, D.C, Estados Unidos da América.
A missão do banco é alcançar o duplo objectivo de erradicar a pobreza extrema e de construir uma prosperidade compartilhada.
É composto por duas organizações que funcionam sob uma mesma estrutura:
Banco Internacional para o Reconstrução e Desenvolvimento e a Associação Internacional de Desenvolvimento. AFL/SC/ADR