Manama (Dos enviados especiais)- A 146ª Assembleia-geral da União Inter-parlamentar (IUP), com a presença de Angola, abre este sábado, numa das salas do Exhibition World Bahrain (EWB), em Manama, capital do reino do Bahrain.
O evento, que vai contar com a participação de mil e trezentos parlamentares de 178 parlamentos nacionais e 12 assembleias regionais, terá, até ao dia 15 deste mês, como foco a análise das estratégias da organização para o combate às alterações climáticas, a responsabilização a todos os níveis e a transformação de discursos em acções.
Em abordagem consta ainda o reforço sobre a legislação climática para a reduzir as emissões de gazes poluentes e o apoio para uma transição de energias limpas.
A delegação angolana, chefiada pela Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, tem em agenda, antes da cerimónia de abertura do evento, participação confirmada na reunião do Grupo CPLP, que servirá para definir estratégias de actuação do bloco ao longo do evento.
Na sexta-feira, ante véspera do início do evento, o grupo SADC, em encontro estratégico, submeteu aos seus membros a aprovação da acta do encontro de Kigali (Rwanda), realizado em Outubro de 2022, o relatório da comissão executiva, bem como a análise de pontos de emergência sobre a situação em alguns países da região e o preenchimento de vagas na organização.
Os parlamentares do Grupo SADC manifestaram, durante o encontro, o apoio para Angola acolher, em Outubro de deste ano, a 147ª Assembleia Geral da União Inter-parlamentar (IUP).
Durante a reunião, Angola apresentou, também, a candidatura para ocupar a vaga no Grupo dos Jovens da SADC.
A propósito do apoio e do voto de confiança do Grupo SADC, a Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse ser o reconhecimento do papel de Angola na região.
Carolina Cerqueira avançou que o país tem condições humanas, materiais e técnicas para albergar a próxima assembleia da IUP.
Ainda na sexta-feira, à margem dos encontros dos grupos SADC e Geopolítico Africano, Carolina Cerqueira manteve em encontro com a delegação do Parlamento da República Democrática do Congo (RDC), chefiada pelo seu vice-presidente, Andre Mbata, para abordar a situação vigente no leste deste país e a cooperação bilateral entre as duas casas das leis.
Carolina Cerqueira manifestou total apoio e solidariedade para uma paz, urgente e douradora, que represente mais estabilidade para a África Central, em particular na sub-região dos Grandes Lagos, para a segurança regional e para mitigar o sofrimento das populações locais.
A União Inter-parlamentar (IUP) é o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas. VM