Manama (Dos enviados especiais)- O Parlamento de Angola aderiu, este domingo, à campanha” Meu Parlamento, meu Planeta” lançada durante a 146ª Assembleia Geral da União Inter-parlamentar (IUP), que decorre em Manama, Reino do Bahrain.
Segundo a temática da campanha lançada pela UIP, o objectivo é mobilizar os parlamentos e os parlamentares para agirem face á urgência climática.
A IUP defende que a ação climática inicia em casa e os parlamentares devem dar o exemplo antes de convencer as populações em engajarem- se em ações de defesa do ambiente.
A primeira parte da campanha encoraja os parlamentos e todos que aí trabalham a reduzir o uso do carbono e a serem mais ecológicos.
Paralelamente a primeira parte da Campanha, a segunda parte da campanha ajudará os Parlamentos a intensificar a sua acção para a aprovação de legislação adequada, orçamentos e em particular o controlo de medidas governamentais com vista à aplicação do Acordo de Paris.
Para a presidente da AN, Carolina Cerqueira, Angola saúda a campanha Meu Parlamento, Meu Planeta, para um Parlamento mais ecológico e intensificar as iniciativas para acompanhar e controlar a execução das políticas do Executivo a favor do ambiente, da redução da emissão de carbono no âmbito do Acordo de Paris e da implementação da Convenção da ONU para as alterações climáticas.
A redução do uso de carbono e da emissão de gases de efeito estufa são outras prioridades, que contarão com a advocacia dos parlamentares.
Segundo Carolina Cerqueira, o Parlamento vai continuar a encorajar o fortalecimento das capacidades institucionais acompanhar a conclusão da certificação das florestas e das áreas de conservação ambiental parques nacionais e reservas.
Carolina Cerqueira reafirmou a proteção, conservação e restauração da natureza, com mais investimento na transição para o carbono azul e verde, capaz de gerar mais desenvolvimento sustentável e a dinamização da economia circular.
Deu a conhecer que o Parlamento vai continuar a fazer plantações de árvores tanto a nível dos espaços da instituição como no âmbito das várias campanhas que estão a ser desenvolvidas por activistas ambientais.
De recordar que durante o evento, os parlamentares vão analisar as estratégias da organização nas alterações climáticas, a responsabilização a todos os níveis, bem como a transformação de discursos em acções de combate às alterações climáticas.
Em abordagem consta ainda o reforço sobre a legislação climática para reduzir as emissões de gaz carbono e o apoio para uma transição de energias limpas.
A União Inter-parlamentar é composta por 178 parlamentos nacionais e 12 assembleias regionais. Actualmente é o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas. VM