Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Bahrain: AN considera positiva presença na assembleia da UIP

     Política              
  • Luanda • Terça, 14 Março de 2023 | 18h25
Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira
Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira
Carlos Matias

Manama (Dos enviados especiais) – A Presidente da Assembleia Nacional Carolina Cerqueira, considerou, esta terça-feira, de positiva a participação de Angola na 146ª Assembleia-Geral da União Inter-parlamentar (UIP), que decorre desde o dia 11 em Manama, Reino do Bahrain.

Falando à imprensa após assinatura do acordo com o secretário-geral da UIP, Martin Chungong, para a realização da 147ª assembleia da organização, em Luanda, em Outubro deste ano, Carolina Cerqueira frisou que a presença dos parlamentares angolanos foi, também, interactiva, pois permitiu a troca de experiência e de intercâmbio com congéneres de outros países.

“Trouxemos com uma delegação interpartidária, em que a pluralidade da AN, o equilíbrio do género e geracional ficaram representadas”, asseverou.

Carolina Cerqueira adiantou que a delegação angolana transmitiu uma óptima imagem de Angola. “Transmitimos a imagem de um país em que as mulheres estão representadas na AN ao mais alto nível, um país em que a juventude tem uma palavra a dizer nos grandes temas da conjuntura internacional, um país em que a coexistência pacífica e partidária é uma realidade. Conseguimos provar que a tolerância, o diálogo, a concertação são apanágios no parlamento angolano”, reforçou Carolina Cerqueira.

Conforme a Presidente da AN, Angola aproveitou o momento para apresentar a sua disponibilidade de estar representado ao mais alto nível, no grupo de jovens, no grupo de mulheres, uma intenção anotada e que em ocasiões futuras poderá acontecer o privilégio de estar representado.    

Adiantou que Angola cumpriu com o seu papel de solidariedade, de mediador, de país engajado com a paz na região dos Grandes Lagos, fazendo advocacia a favor da paz na República Democrática do Congo (RDC).

Em relação ao fundo global de apoio aos desastres naturais, Carolina Cerqueira frisou que a intenção do Grupo Africano é ver disponível um fundo para socorrer todos os países que se encontrem em situação de calamidade provocada pelos efeitos das alterações climáticas.

Diplomacia parlamentar

Durante quatro dias de trabalho, a delegação angolana chefiada pela sua Presidente, Carolina Cerqueira, desenvolveu uma intensa jornada de diplomacia parlamentar, mantendo contactos com congéneres estrangeiras com as quais abordou questões relacionadas com a cooperação entre Angola e os respectivos países, bem como entre os parlamentos.

Carolina Cerqueira aproveitou os encontros com as mais diversas sensibilidades para promover a imagem do país, dando a conhecer as realizações efectuadas pelo Executivo destinadas ao bem-estar social dos angolanos e as transformações políticas, que resultaram num parlamento mais jovem, equilibrado em termos de género e onde a coexistência pacífica e partidária é uma realidade.

Para além da abordagem sobre a cooperação bilateral, Carolina Cerqueira deu, também, ênfase a necessidade da criação de grupos de amizade parlamentares com alguns países para, de uma forma mais actividade se promover o intercâmbio e a troca de experiência.

Em destaque esteve também o stand de Angola, que, ao longo do evento, recebeu membros de todas as delegações presentes, com um fluxo diário de mais de 300 delegados ávidos em saber informações sobre o país, próxima paragem da IUP, em Outubro do ano em curso.

Ao longo da 146.ª Assembleia-geral da UIP, Angola colheu experiências da coordenação do encontro do Bahrain, durante um encontro entre a Presidente da AN, Carolina Cerqueira, e o Presidente da Comissão Organizadora, Jamal Fakhro.

A delegação angolana aproveitou o momento para recolher informações detalhadas sobre a organização do evento, "bebendo" da experiência do Bahrain para o êxito do conclave de Luanda.

Durante a assembleia-geral da UIP, os parlamentares analisaram as estratégias da organização nas alterações climáticas, a responsabilização a todos os níveis, bem como a transformação de discursos em acções de combate às alterações climáticas.

Em abordagem constou ainda o reforço sobre a legislação climática para  reduzir as emissões de gás carbono e o apoio para uma transição de energias limpas.

Os parlamentares abordaram, também, questões relacionadas com a coexistência pacífica, tolerância, inclusão, crimes e a segurança contra crimes cibernéticos, mudanças climáticas, avanços das mulheres na política, juventude na mudança, catástrofes naturais e saúde global.

A União Inter-parlamentar é composta por 178 parlamentos nacionais e 12 assembleias regionais. Actualmente é o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas. VM

 





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h58

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h54

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h46

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h39

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h33

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h29

Dundo quadruplica produção de energia limpa

Dundo quadruplica produção de energia limpa

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h25


Notícias de Interesse

BOLETIM INFORMATIVO DA CÓLERA

 Quinta, 09 Janeiro de 2025 | 15h53

Recrutamento militar começa a 13 de Janeiro

 Quinta, 09 Janeiro de 2025 | 15h35

Huíla regista redução de crimes em 2024

 Quinta, 09 Janeiro de 2025 | 15h15

Governador promete contínuo investimento na cultura

 Quinta, 09 Janeiro de 2025 | 14h54

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+