BAD vai continuar a financiar projectos do governo angolano

     Política              
  • Luanda • Sexta, 20 Setembro de 2024 | 17h52
Presidente João Lourenço (à dir.) recebe líder do Banco BAD
Presidente João Lourenço (à dir.) recebe líder do Banco BAD
Pedro Parente - ANGOP

Luanda - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai continuar a apoiar financeira e materialmente o Governo angolano, fruto das “boas políticas” macroeconómicas que tem implementado nos últimos anos.

Esta promessa foi assumida esta sexta-feira, pelo presidente da instituição,  Akinwumi Adesina, em declarações à imprensa, à saída de uma audiência concedida pelo Chefe de Estado, João Lourenço, com quem analisou a implementação dos projectos que o BAD tem em curso em Angola nos domínios da agricultura, pescas, indústria, energia e transportes.

“Sabemos que o governo angolano está a fazer um grande e maravilhoso trabalho, de tal forma que o rácio da dívida nos anos transactos estava em volta dos 80 por cento e este ano baixou em cerca de 50 por cento “, assinalou Akinwumi Adesina.

Explicou que, ainda no âmbito económico, aproveitou a oportunidade para felicitar o Presidente angolano e o seu governo pelo facto de as reservas líquidas internacionais de Angola rondarem os 14.5 mil milhões de dólares e possuir uma cobertura de importações de 7.5 meses, ao contrário daquilo que é o padrão estabelecido pelo Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, que é de cinco meses.

Por isso, afirmou, prevê-se que a economia angolana possa crescer em 2.7 por cento este ano, sendo que no próximo perspectiva-se um crescimento de  4.2 por cento.

“Com isso queremos dizer que o BAD está bastante empenhado em apoiar o governo de Angola em vários projectos, com realce para a produção de cereais (milho, trigo e arroz”, afirmou.

Fez saber que o BAD vai prestar também o seu apoio à construção de infra-estruturas de apoio ao Corredor do Lobito, um activo importante para vários países africanos.

Quanto ao sector energético, defendeu  a necessidade de se levar a cabo um trabalho no sentido de garantir que a energia gerada por Angola possa ser consumida por outros países da região da SADC.

Nesta esteira, disse que o BAD vai continuar a apoiar a construção de linhas de transmissão e transporte de energia eléctrica, que possam ligar Angola aos  países vizinhos e, consequentemente, com a rede da SADC, através de importação do produto para a Zâmbia e Namíbia.

Outra questão analisada no encontro entre o Presidente João Lourenço e o interlocutor bancário está relacionada com a juventude, assunto em que banco  também se comprometeu ajudar com a criação do Banco de Investimento e Empreendedorismo Juvenil.

Realçou que este banco juvenil poderá ajudar a mobilizar recursos para que os jovens possam criar os seus próprios empregos, criando assim “startaps”, empresas de tecnologias, financeiras, no sentido de fazer com que se eleve o nível de vida das populações.

O Banco Africano de Desenvolvimento tem a missão de combater a pobreza e melhorar a qualidade de vida nos países africanos, financiando projectos de desenvolvimento que incentivem o crescimento económico sustentável e inclusivo.

Em Angola, está a aplicar 1.3 mil milhões de dólares na implementação de 12 projectos,  nas áreas da energia, agricultura e desenvolvimento juvenil, para além de apoiar com 500 milhões de dólares no Corredor do Lobito.

A instituição oferece  serviços financeiros, como empréstimos, assistência técnica e garantias para apoiar o desenvolvimento de infra,estruturas, da agricultura, da educação, da saúde e outros sectores fundamentais.

Também trabalha para fortalecer a integração regional e promover o desenvolvimento do sector privado no continente.

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento é composto por três entidades: Banco Africano de Desenvolvimento, a principal instituição financeira do grupo, o Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD), que fornece assistência concessional (empréstimos a juros baixos ou subsídios) para os países de menor renda e Fundo Fiduciário da Nigéria, que oferece apoio adicional em áreas específicas.

O BAD tem sede em Abidjan, na Côte d'Ivoire e conta com membros de países africanos e não africanos, que contribuem para o financiamento de suas operações. AFL/ART



Tags


Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+