Dundo - Duzentas pedras de diamantes foram apreendidas na província da Lunda-Norte, numa micro-operação dos órgãos de defesa e segurança, por posse e tráfico ilegal.
A informação foi prestada hoje, sexta-feira, pelo chefe de secção do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial da Polícia Nacional (PN), Alendre Pereira, sublinhando que as apreensões ocorreram nos municípios de Cambulo, Chitato, Xá-muteba e Lucapa.
Sem revelar o número de cidadãos envolvidos no crime, acrescentou que durante a operação foram apreendidos 443 mil Kwanzas e 600 dólares norte-americanos, bem como vários meios que eram utilizados para o garimpo.
Na mesma operação, prosseguiu, foram apreendidos 11 mil e 400 litros, sendo gasóleo (10.500) e gasolina (900), por tentativa de contrabando, cujo destino era a República Democrática do Congo (RDC).
Por outro lado, fez saber que a Polícia de Guarda Fronteira deteve 599 cidadãos estrangeiros da República Democrática do Congo (RDC), por entrada e permaneça ilegal no território nacional.
Assegurou que após os procedimentos administrativos e migratórios, os mesmos foram repatriados ao país de origem através dos postos fronteiriços do Caungula, Cuango, Chitato, Lóvua e Cambulo.JVL/HD