Luanda – Partidos políticos e coligação de partidos políticos aproveitaram o período da manhã desta quinta-feira para actos de massas e mobilização do eleitorado porta-a-porta, no âmbito das eleições gerais de 24 deste mês.
UNITA
Para além de promover uma mobilização porta-a-porta no município de Luanda, a UNITA realizou uma conferência imprensa durante a qual manifestou determinação e empenho em tudo fazer em prol da lisura e justeza do processo eleitoral.
O secretário nacional para os assuntos eleitorais da UNITA, Faustino Mumbica, apelou aos angolanos no sentido de empenharem-se activamente nas eleições gerais, votando em massa e permanecendo vigilantes e ordeiros.
Já na Huíla, o coordenador da campanha eleitoral da UNITA para o sul, Liberty Chiyaka, consideoru que Angola precisa de uma nova liderança mais comprometida com o bem-estar das pessoas, com os valores efectivos da integridade, da reconciliação nacional e da paz.
Liberty Chiyaka, que falava durante um acto de massas, realizado no referido município para a mobilização ao voto, afirmou que a mensagem central do seu partido é de alternância do poder, uma mudança positiva, ordeira e pacífica.
PRS
Na Lunda Sul, o secretário provincial do PRS, Eugénio Sacupumbo, reforçou o apelo para que os cidadãos em idade de votar não fiquem em casa e que, a partir de hoje, vão conhecer a sua assembleia de voto, a fim de às primeiras horas do dia 24 de Agosto acorrerem ao local para exercer o seu dever cívico.
MPLA
No Cuanza Norte, o candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, anunciou a pretensão de construir, nos próximos cinco anos, estradas circulares nas províncias do Cuanza Norte, Malanje, Benguela e Cuanza Sul.
A construção das mesmas, referiu, visa evitar que o trânsito das estradas nacionais passe pelo centro das cidades e contribua para o acelerar do processo de degradação dessas infra-estruturas.
Já no Cuando Cubango, o primeiro secretário José Martins assegurou a expansão, a partir de Setembro do corrente ano, do programa Kwenda para o município do Rivungo, de modo a prestar assistência a pessoas vulneráveis.
CNE
A porta-voz da Comissão Provincial Eleitoral no Bié, Uraca Sanches, informou estarem cadastrados 17 mil e 29 delegados de lista dos partidos políticos concorrentes às eleições gerais do dia 24 deste mês.
Segundo Uraca Sanches, em declarações à imprensa, deste número, 11 mil 936 são efectivos e cinco mil 936 suplentes.
Uraca Sanches afirmou que a previsão era cadastrar 23 mil 872 delegados, mas a cifra não foi atingida por insuficiência de algumas formações partidárias, que não conseguiram recrutar pessoal suficiente para o efeito.