Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, deixou Luanda esta noite com destino à cidade de Mascate, capital de Omã, para uma visita de Estado a este sultanato da região do Médio Oriente.
À saída, o Presidente João Lourenço recebeu cumprimentos de despedida da Vice-presidente da República, Esperança da Costa, e de outros altos funcionários do Estado angolano.
De acordo com o secretário do Presidente da República para a Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, a visita, que se inicia na quinta-feira (19), terá a duração de dois dias.
No primeiro dia, de acordo com o programa, as actividades iniciam com o seu acolhimento oficial no Palácio Real, onde serão entoados os hinos dos dois países, seguindo-se a 21 salvas de canhão e apresentação das duas delegações.
De seguida, as delegações dos dois países darão início às conversações oficiais.
Acrescentou que, neste mesmo dia, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, e o sultão omanense, Haitham bin Tarik Al Said, terão um momento para uma abordagem pormenorizada acerca das relações bilaterais.
Já no segundo e último dia da visita (sexta-feira), a agenda será marcada pela deslocação do Chefe de Estado angolano ao Museu Nacional de Omã, última actividade da sua visita.
Cooperação bilateral
Em Maio do corrente ano, no quadro do reforço da cooperação bilateral, os dois Estados rubricaram, em Luanda, três acordos de cooperação nos domínios financeiro, agrícola e da indústria transformadora.
Foi a primeira visita de uma delegação oficial do sultanato de Omã a Angola, gerando com isso expectativas quanto ao estreitamento das relações de amizade e cooperação entre os dois Estados nos domínios assinados e em outros campos de interesse mútuo. SC