Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deixou Luanda esta segunda-feira, com destino à Guiné Equatorial, para participar numa cimeira extraordinária da Comunidade Económica de Estados da África Central (CEEAC).
Na Base Aérea Militar de Luanda, o Chefe de Estado angolano recebeu cumprimentos de despedida da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e de membros do Executivo.
A reunião de alto nível da CEEAC resulta das consultas mantidas na última quinta-feira, em Oyo, República do Congo, entre os Presidentes João Lourenço e Denis Sassou N’Guesso.
Na consulta, segundo uma nota da Secretaria de Imprensa do Palácio Presidencial, foi assumida a necessidade da convocação de uma cimeira extraordinária da CEEAC.
Trata-se de uma cimeira que visa dotar a organização de uma liderança, a fim de evitar o vazio jurídico e garantir a continuidade das suas actividades, tendo em conta os eventos ocorridos na República do Gabão.
Na madrugada de quarta-feira (30) um grupo de militares do exército gabonês anunciou um golpe de Estado, em rede nacional da televisão local, após a divulgação dos resultados das eleições gerais naquele país.
O anúncio foi feito num comunicado de imprensa lido no canal de televisão “Gabon 24” por militares que decidiram o fecho das fronteiras do país. AL/ADR