Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou na tarde deste sábado a Luanda, proveniente da província do Cuanza Norte, onde se inteirou da evolução das obras de construção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo-Cabaça.
Na Base Aérea de Luanda, o Chefe de Estado angolano recebeu cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, de membros do Executivo e de altos funcionários do seu gabinete.
Em Caculo-Cabaça, o Presidente João Lourenço accionou o botão que “simboliza” início do desvio do rio Kwanza, no quadro das obras do Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo-Cabaça, que terá uma capacidade de dois mil e 272 megawatts de energia eléctrica.
Antes, na cidade de Ndalatando, o Chefe de Estado angolano visitou as obras de construção do Hospital Geral do Cuanza Norte, tendo mostrado-se satisfeito com o nível de execução da empreitada.
Após a visita à obra, com 48 por cento de execução, João Lourenço informou ter a garantia do empreiteiro e do fiscal da obra de que a infra-estrutura será inaugurada durante o ano em curso.
Já no Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo-Cabaça, o Titular do Poder Executivo reafirmou o engajamento do Governo angolano em tudo fazer para a conclusão, nos tempos previstos, do referido empreendimento.
O Chefe de Estado disse sair com o sentimento de que muito trabalho já foi feito, mas que o acto de desvio do rio, acabado de assistir, é um marco importante para a continuação das obras deste importante projecto.
Com isso, afirmou esperar que dentro de sensivelmente três anos, mais concretamente em Outubro de 2026, se possa inaugurar a barragem hidroeléctrica.
O Presidente João Lourenço cumpriu assim, este sábado, uma visita de algumas horas à província do Cuanza Norte. AL/ADR