Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, já regressou a Luanda, proveniente de Libreville (Gabão), onde participou na XXIII Cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
No aeroporto "4 de Fevereiro", em Luanda, o Chefe de Estado angolano recebeu cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e de membros do Executivo.
A reunião de Chefes de Estado e de Governo da CEEAC passou, hoje, em revista questões de segurança e de paz nessa região e aspectos relacionados com a natureza económica da organização.
O encontro de alto nível ficou marcado pelas intervenções do Presidente anfitrião, Ali Bongo Ondimba, do presidente da Comissão Económica dos Estados da África Central (CEEAC), o angolano Gilberto Veríssimo, e do presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat.
O presidente Comissão Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Gilberto Veríssimo, defendeu, em Libreville, a implementação do Conselho de Paz e Segurança da região, para fortalecer a cooperação política e segurança dos países membros.
A CEEAC tem, entre os seus propósitos, a implementação de uma política comum, visando eliminar impostos alfandegários entre os Estados-membros, estimular o livre movimento de pessoas e bens e serviços, fazer avançar o desenvolvimento industrial no seu seio, entre outras aspirações.
Integram a organização regional Angola Burundi, Camarões, Tchad, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Rwanda e São Tomé e Príncipe. AL/ADR