Malanje - O Presidente da República, João Lourenço, já se encontra na província de Malanje, para cumprir uma jornada de trabalho de dois dias à região.
O Chefe de Estado, que desembarcou no Aeródromo de Capanda, seguiu depois para o município de Cacuso, para uma visita guiada à fazenda Quizenga Lutete.
O empreendimento agro-industrial conta com equipamentos de última geração para dar suporte à produção e processamento de grãos (milho, feijão e soja).
A meta da Gesterra SA, a entidade gestora deste projecto, é atingir a cifra de 20 mil toneladas de grãos por ano.
Mais de 1400 jovens da localidade estão empregados em várias áreas produtivas desta fazenda.
Além da empregabilidade, a fazenda dispõe igualmente de uma componente social.
De acordo com o programa da visita a que a ANGOP teve acesso, o Presidente João Lourenço vai inteirar-se ainda das condições de produção do projecto da Biocom, localizado na comuna de Pungo a Ndongo.
A Biocom é uma empresa angolana que produz, distribui e comercializa açúcar, etanol e energia eléctrica a partir da biomassa.
Está instalada no Pólo Agro-Industrial de Capanda (PAC), no município de Cacuso, numa área de 81.201 hectares dos quais 70.106 são agricultáveis e 11.095 destinam-se a áreas de preservação permanente da vegetação nativa.
A produção de açúcar da Biocom destina-se ao mercado interno, a produção de energia eléctrica tem como Cliente a RNT (Rede Nacional de Transporte de Electricidade) e o etanol é fornecido às indústrias de bebidas e produtos de limpeza.
Na quinta-feira de manhã (7), segundo dia da visita de trabalho, o Titular do Poder Executivo tem prevista uma reunião com o Governo local.
No encontro, o governador provincial, Marcos Alexandre Nyunga, poderá apresentar ao Chefe de Estado o balanço e perspectivas dos projectos de impacto social na região.
A última viagem do Presidente João Lourenço a Malanje ocorreu em Maio deste ano, onde procedeu à inauguração do sistema de abastecimento de água à cidade capital da província e prestigiou a conclusão das obras do Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca.
Com uma capacidade instalada de 2.070 megawatts, o Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca é o maior do país e contribui com 40 por cento de energia eléctrica necessária para o consumo actual do país.
Malanje apresenta um potencial económico na agricultura, produzindo culturas de mandioca, arroz, batata doce, girassol, sisal, manga, citrinos, algodão, tabaco e cana-de açúcar, sendo que estas três últimas culturas estão interligadas com o sector industrial.
Com mais de um milhão de habitantes, a província conta com 14 municípios, designadamente Cacuso, Calandula, Cambundi-Catembo, Cangandala, Caombo, Cuaba Nzoji, Cunda Diabaza, Luquembo, Malanje, Marimba, Massango, Caculama-Macari, Quela e Quirima. DC/AL/ADR