Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deixou o país, esta sexta-feira (10), com destino ao Japão, para uma visita oficial a convite das autoridades daquela nação asiática.
No aeroporto "4 de Fevereiro", o Chefe de Estado, acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de despedida do governador de Luanda, Manuel Homem, de membros do Executivo e de altos funcionários do seu gabinete.
No Japão, além de encontros ao mais alto nível em Tóquio, o Presidente João Lourenço tomará parte num fórum de negócios Japão-Angola, na segunda-feira (13).
Parte do programa da visita de João Lourenço ao Japão será cumprida nas cidades de Nagoya e Kyoto, com actividades de cariz cultural e protocolar.
Cooperação Angola e Japão
Angola e Japão pretendem incrementar a cooperação nos domínios político, económico e cultural, sobretudo no processo de industrialização e superação de desafios nas áreas da agricultura e do desenvolvimento dos agro-negócios, petróleo e mineração.
A cooperação bilateral com o Japão começou em 1988 como Ajuda de Emergência, por via da UNICEF.
Depois do fim da guerra em 2002, o Japão passou a realizar assistências nas áreas de desminagem, reinserção social de ex-soldados e reintegração de refugiados.
No âmbito da reconstrução nacional de Angola, o Japão tem estado a realizar a assistência, no quadro de organizações internacionais, em segmentos como
ajuda alimentar, bem como assistência aos agricultores e à pobreza.
O apoio do Japão se estende à assistência ao repatriamento de refugiados, instalações de abastecimento de água, construção de escolas primárias, rede de comunicação e portos.
No sector da saúde, desde 1996, o Japão doou 40 milhões dólares para a reabilitação e equipamento do Hospital Josina Machel, que é um dos hospitais de referência do país.
No âmbito da cooperação económica, nos últimos anos estão a ser utilizados conhecimentos e experiências do Japão, nas áreas de desenvolvimento de cultivo de arroz e de formação profissional. LDN/AL